A Volkswagen confirmou o fim da produção do Voyage, o sedã do Gol. Assim como o hatch, o três-volumes deixa de ser feito no País após uma história que começou em 1981. Mas, diferentemente do Gol, o Voyage teve um hiato de gerações. Ele saiu de linha em 1995 e retornou só em 2008. Assim, teve duas gerações, uma a partir do primeiro Gol (1980), outra com base na quinta geração (Gol G5), que estreou em 2007 sobre a plataforma (PQ24) de Polo e Fox.
Com a aposentadoria, o Voyage sai de vez do configurador do site brasileiro da VW e declara o fim do estoque. Um dos motivos para a sua saída do mercado foi a desatualização frente à concorrência. Há mais de 14 anos na mesma geração, o sedã tinha um projeto antigo e sofreu por não ter, por exemplo, itens como controle de estabilidade e tração, além de oferecer apenas os dois airbags frontais obrigatórios.
Seja como for, mesmo antigo e disponível em versão única com motor 1.0 flex de 84 cv, o Voyage emplacou números razoáveis em seus últimos meses. Em janeiro, por exemplo, foram cerca de 2 mil unidades, a maioria para vendas diretas.
Virtus entra no lugar
Dessa forma, o novo Virtus 2023 assume o posto de sedã de entrada da VW no País. São cinco opções com preços a partir de R$ 103.990 na inédita 170 TSI, que traz o motor 1.0 turbo de 116 cv que equipou o hatch Up! TSI. Com isso, o novo Virtus tem a mesma tabela do Polo Comfortline TSI com câmbio automático de seis velocidades. Mas, no caso do sedã, o câmbio da versão de entrada é o manual de cinco marchas.
Por fim, o Virtus 2023 ganhou a versão Exclusive 250 TSI com o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf de torque. Esta vem substituir a antiga GTS, que saiu de linha em 2022. Diferentemente dos modelos de entrada, que chegam às concessionárias em março, a Exclusive não tem data de estreia oficial. Mas isso deve acontecer no primeiro semestre.
Logo é a vez do Gol
Embora a VW tenha encerrado a produção do Gol em dezembro, o hatch ainda permanece no site da marca alemã. O que chama atenção é que, mesmo em seus últimos respiros, o modelo não deixou de marcar presença no ranking de vendas. Em janeiro, por exemplo, o Gol vendeu pouco mais de 3 mil unidades. E vale lembrar que a fabricante lançou a versão especial Last Edition por R$ 95.990, com somente 1.000 unidades.
Para substituir o seu hatch de entrada, a Volkswagen revelou o Polo Track. O hatch, que começa a ser vendido neste mês de fevereiro, é uma versão simplificada do novo Polo. Na pré-venda, estava disponível pelo preço inicial de R$ 79.990. Ou seja, o mesmo valor de partida do Gol. Dessa forma, com produção na fábrica de Taubaté (SP), vem concorrer com os líderes Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, para ter preço competitivo e ficar na faixa do Gol, o Polo Track virá com o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas. Ele gera 84 cv de potência e 10,3 mkgf de torque acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.