Você está lendo...
Waze ganha comandos de voz com integração do Assistente Google
Notícias

Waze ganha comandos de voz com integração do Assistente Google

Popular navegar de GPS para celulares e tablets, o Waze agora pode ser comandado por voz com a integração do assistente da Google

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

25 de fev, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Popular navegar por GPS para celulares, o Waze passa a aceitar comandos de voz por meio do assistente pessoal da Google
Crédito:Waze/Reprodução

O Waze, popular aplicativo de navegação por GPS para celulares e tablets, agora pode ser controlado por voz. O app acaba de ganhar no Brasil a integração com o assistente virtual do Google. Assim, o motorista não precisa digitar ou clicar na tela. Basta falar os comandos.

Para liberar a função, é preciso ter o Assistente Google no aparelho móvel. Feita a instalação e o ajuste de reconhecimento de voz, basta abrir o Waze e acessar as configurações do app e, então, habilitar o comando “Ok Google”. Assim, o app cria um modelo de voz.

Motorista pode conversar com o assistente

Essa integração do Waze com o Assistente Google vai um pouco além de simples comandos. É possível literalmente falar com o sistema, mesmo com o GPS aberto e indicando as direções, sem que isso afete a rota. O motorista só precisa dizer “Ok Google”.

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Fizemos um primeiro teste na redação do Jornal do Carro, e surpreendeu a velocidade com que o Waze reconheceu a voz, e traçou o caminho no mapa. Estar conectado em uma boa rede de wi-fi ajudou, mas o app também mostrou que está com o reconhecimento da voz calibrado.

Como exemplo do que pode ser feito, o Waze exibe a frase “dirigir para casa”. Foi justamente esse o primeiro comando que demos no teste. No entanto, isso só funciona se o usuário tiver um endereço salvo como “casa” no perfil. O mesmo vale para locais como “trabalho” ou “academia”.


Waze
Divulgação

Alertas e incidentes alertados por voz

Um dos diferenciais do Waze desde o seu surgimento, em 2008, é o fato de o aplicativo ser uma grande rede social de motoristas. Assim, os próprios usuários criam alertas que ajudam o sistema a apontar acidentes, perigos, obras ou mesmo um congestionamento inesperado à frente.

Pois com a chegada do Assistente Google, os usuários do Waze agora podem fazer esses relatos por voz. Novamente, basta dizer “Ok Google” e “criar um alerta”. Da mesma forma, é possível usar o assistente virtual para encontrar o posto de gasolina mais próximo, uma farmácia ou a padaria.


“A parceria com o Google Assistant reforça o compromisso do Waze em fornecer aos usuários a direção mais tranquila para o seu caminho”, disse Nathanaelle Klein, gerente de produto da empresa. A novidade já está disponível nas plataformas Android e iOS em português brasileiro.



Deixe sua opinião