O Waze tem uma novidade. A partir de agora, o aplicativo de navegação de propriedade do Google tem alertas de histórico de acidentes. O app envia notificações quando estiver em locais propensos a acidentes. O recurso tem base em relatórios da comunidade e análise de IA.
Na prática, o Waze publicará um prompt que diz “histórico de falhas” antes que o motorista se aproxime de um local perigoso que já registre altos índices de acidentes. Desse modo, o Waze entende que, com o alerta, o motorista possa redobrar a atenção e tomar decisões. Dentre elas, diminuir a velocidade ou até evitar o trajeto, por exemplo.
Utilizado por milhares de pessoas mundo afora, o Waze, que nasceu em 2008 pela startup Waze Mobile, tem a função de exibir o melhor caminho ao usuário para qualquer destino. O app funciona como um GPS, entretanto, além do caminho em si, mostra informações sobre trajetos, rotas, pedágios, blitz policiais, radares e outros pontos de interesse.
Para isso, a princípio, o Waze depende do funcionamento da internet e, assim, atualiza os trajetos em tempo real. O app passa por constantes atualizações cujo objetivo é proporcionar aos condutores mais segurança e facilidade na hora de se locomover.
Além da nova funcionalidade de alertar sobre áreas propícias a acidentes, o Waze também garante que os condutores passem por trajetos mais rápidos e livres de complicações. Entretanto, é bom ficar alerta, porque o app não evita algumas áreas que o condutor não queira ou não possa passar. Sem contar que, às vezes, o aplicativo faz um caminho muito mais difícil a fim de economizar poucos minutos. Por isso, sempre vale a pena checar as opções de rotas na página inicial.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!