A Xpeng, marca chinesa de automóveis, anunciou seu mais novo modelo: a minivan X9. O veículo, feito para brigar com modelos como Hycan V9, Denza D9 e Zeekr 09, vem recheado de tecnologia, e também elétrico. O modelo carrega sete ocupantes, e tem entre seus destaques o desenho futurista, por exemplo.
A X9 tem visual limpo, porém com linhas fortes e marcantes, na dianteira e nas laterais. Uma faixa iluminada une os estreitos faróis, e dá destaque ao para-choque. Na traseira, seguindo a tendência atual, as lanternas têm desenho estilizado e formato inteiriço, totalmente em LED.
A minivan terá duas opções de motor elétrico, sendo a primeira delas com um único motor de 320 cv, com máxima de 200 km/h. Contudo, a força é necessária para mover as mais de 3 toneladas da van. Entretanto, a marca não divulgou números de desempenho, como o 0 a 100 km/h, e tampouco a capacidade de carga da bateria de fosfato ferro-lítio, que equipa o modelo.
A segunda versão é mais potente, por contar com dois motores elétricos, um com 320 cv e outro com 184 cv, com potência combinada de 503 cv, por exemplo. Por isso, pesará um pouco mais que os 3.125 kg da versão de um só motor, 3.210 kg, exatamente. Além disso, terá sua velocidade máxima igual à versão mais fraca, e terá bateria de íons de lítio. Informações sobre desempenho e autonomia também não foram divulgadas.
Xpeng X9 é uma das maiores vans do segmento
Medindo 5,29 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, e 1,78 metro de altura, ela é 10 centímetros maior que a Chrysler Pacífica, e ligeiramente maior que o Lexus LM, minivan de luxo da Toyota. Assim, tais números fazem da Xpeng X9 uma das maiores competidoras do mercado, literalmente.
No entanto, apesar das informações sobre dimensões e potência, valores e demais detalhes sobre o preço da minivan da Xpeng não foram divulgados. Por fim, o lançamento da minivan chinesa de sete lugares está previsto para o final deste ano.
O Jornal do Carro também está no Instagram!