Os segmentos de SUVs e picapes andam bombando no Brasil. Para não ficar de fora, a Toyota também terá uma picape para chamar de sua e, assim, concorrer na mesma categoria de Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick e companhia. Ademais, a fabricante japonesa lançará o SUV compacto Yaris Cross, para engrossar as opções ao lado dos utilitários que mais vendem no Brasil. Ambos os modelos fazem parte do investimento de R$ 11 bilhões até 2030, anunciado recentemente pela fabricante.
Durante o evento de lançamento do Corolla Cross, nesta segunda-feira (22), uma fonte ligada à marca confirmou ao Jornal do Carro que a dupla chega entre 2025 e 2026. “A Toyota até tentou antecipar a produção do Yaris Cross para este ano, mas foi impossível. Então, é certo que chega no ano que vem. E a picape vem no ano seguinte, afinal, ambos os modelos fazem parte do novo ciclo de investimentos no País”, afirma.
Cabe lembrar que, de acordo com a Toyota, desse montante – de R$ 11 bi -, R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex. Não se fala diretamente do Yaris Cross, mas tudo indica.
Para quem não se lembra, a Toyota havia previsto a chegada do SUV para este ano. Entretanto, um dos motivos para essa mudança nos planos pode estar ligado ao escândalo relacionado a uma fraude nos testes de segurança do SUV, sofrido pela Daihatsu, subsidiária da Toyota. O projeto original do modelo pertence à marca. Isso, a princípio, resultou até em vendas suspensas no mercado asiático.
Yaris Cross
Seja como for, o SUV compacto será fabricado na planta de Sorocaba (SP), beneficiada por um investimento de R$ 1,7 bilhão, que contempla a nacionalização do conjunto híbrido flex do modelo – feito em Porto Feliz (SP). O motor será 1.5 aspirado, flex, com quatro cilindros e 16 válvulas. Trata-se de uma versão atualizada do que já equipa os Yaris sedã e hatch por aqui.
Ademais, terá a versão híbrida flex (usa o mesmo 1.5 e uma unidade elétrica, somando 111 cv de potência). Desse modo, atuará como o terceiro híbrido flex da Toyota, ficando abaixo do Corolla Cross. Usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (contudo, preparada para a eletrificação) da TNGA. Por fim, quando se fala em dimensões, o SUV terá 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. As medidas são bem próximas às do Hyundai Creta, por exemplo.
O Yaris Cross é um SUV híbrido que puxará a fila de uma nova safra de carros nacionais da Toyota. Apenas com este lançamento, a meta da montadora é aumentar para 12% a sua participação na América Latina.
Picape
Já tem tempo que a Toyota mostrou interesse em produzir uma picape anti-Toro no Brasil. No Salão de Tóquio de 2023, por exemplo, a empresa revelou o conceito EPU, uma picape intermediária elétrica. Porém, o modelo a ser feito no Brasil será híbrido flex, tecnologia inédita na categoria. Recentemente, inclusive, foi divulgado na mídia que o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP) confirmou estudos da marca para a fabricação da picape.
O modelo terá porte intermediário e carroceria monobloco. Entretanto, sobre plataforma, não se sabe ao certo. Enquanto alguns apostam na mesma base de Corolla Cross (TNGA), outros dizem que a novata usaria a plataforma DNGA – a mesma do Yaris Cross -, para chegar ao mercado com preço mais competitivo. De qualquer forma, a Toyota não discute planos futuros.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!