Flagras feitos na Índia mostram um novo SUV compacto da Toyota em testes. Paralelo a isso, a marca japonesa registrou no país asiático o nome Taisor. Especulações apontam que se trata do futuro SUV-cupê da fabricante japonesa. O modelo aparece ainda completamente camuflado, mas mostra alguma semelhança com o atual Yaris Cross à venda na Europa e no Japão. Sobretudo na traseira, com lanternas em posição elevada que parecem conectadas e formam uma linha que percorre toda a tampa traseira.
De acordo com o site indiano GaadiWaadi (que publicou os flagras), o novo rival de Nissan Magnite, Renault Kiger e companhia nada mais é que a versão Toyota do Maruti Suzuki YTB. Este, portanto, tem base no hatch Baleno, um clássico do mercado indiano. Cabe lembrar que as marcas japonesas são parceiras por lá.
Apesar de considerado um Yaris Cross com plataforma de baixo custo, o SUV com perfil de cupê, como manda a tradição local, terá 4 metros de comprimento. Ou seja, menor que o Yaris Cross, com 4,19 m. Por lá, veículos com esse tamanho pagam meno imposto.
Mesmo que os testes estejam ocorrendo do outro lado do mundo, pode respingar no Brasil. Afinal, trata-se de um projeto voltado aos mercados fora do “primeiro mundo”. Desse modo, visto que a Toyota prepara um novo SUV híbrido para o Brasil, o derivado do Yaris Cross pode ser uma alternativa para a fábrica de Sorocaba (SP) nos próximos anos.
Detalhes
Dentre as características, o novato deve vir com soluções como multimídia conectada, quadro de instrumentos digital e outras inovações. Já na mecânica, o novo SUV da Toyota deve oferecer conjunto híbrido. Assim, tanto o motor 1.2 Dualjet de 90 cv quanto o 1.0 Boosterjet de 112 cv estão cotados. Ambos, portanto, de origem Suzuki.
No caso de produção brasileira, dá para imaginar o conjunto 1.5 Dynamic Force de 120 cv e 14,8 mkgf aliado ao câmbio CVT. Ademais, a mecânica de Corolla e Corolla Cross, com conjunto híbrido com motor 1.8 flex e 122 cv, também é uma opção.