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Yuntu é conceito híbrido da Jeep para a China
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Yuntu é conceito híbrido da Jeep para a China

Modelo adianta formas de possível SUV de grande porte com motor híbrido e espaço para sete ocupantes

Redação

19 de abr, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Foto: Autohome.com.cn

A estrela do estande da Jeep no Salão de Xangai é o conceito Yuntu. Com trem de força híbrido, ele tem boas chances de chegar às ruas e ser o maior carro da Jeep em produção – o modelo é maior que o atual Grand Cherokee.

Apesar do visual futurista, com luzes de LED e dianteira angulosa, o Yuntu tem a característica grade com sete entradas de ar da Jeep e formas robustas, com traseira elevada e tampa traseira praticamente vertical, como num típico SUV.

O conceito tem portas do tipo suicida, que abrem um vão enorme para o interior bastante futurista. Há elementos flutuantes, três fileiras de assentos individuais e um console central que se estende por todo o carro.

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No painel, uma única tela começa no cluster de instrumentos e vai até a parte central da peça, até o lado do passageiro. O interior tem mais oito telas de entretenimento para os passageiros e comandos de funções do carro.

Embora a Jeep não tenha falado nada sobre motorizações, o conceito mostrado tem emblemas PHEV na carroceria, que indicam um conjunto híbrido sob o capô. O carro tem chances de chegar a uma versão final de produção, ainda que exclusiva da China, produzido lá por meio de uma joint venture local da Fiat.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.