Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

19/07/2023 - 6 minutos de leitura.

ZF começa a produzir airbags laterais e de cortina em Limeira (SP)

Airbags laterais e de cortina não precisarão mais vir da Alemanha e serão fabricados no interior paulista, na fábrica da ZF em Limeira (SP)

Nacionalização de airbags laterais e de pela ZF cortina deve reduzir custo dos componentes e ampliar a oferta no Brasil Crédito: Subaru/Divulgação

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A legislação brasileira exige que os veículos novos tenham apenas airbags frontais, mas a necessidade de mais segurança em caso de acidentes vem mudando a mentalidade de alguns consumidores. Além disso, há uma tendência entre as montadoras de produzir carros mais completos e equipados. Pois a alemã ZF aproveita o momento e anuncia que concluiu a nacionalização de airbags de cortina e laterais na fábrica de Limeira (SP).

Os modelos serão lançados no mercado brasileiro no final deste ano e fazem parte do processo de expansão que trará outras três novidades para o país. Assim, os airbags, que antes vinham da Alemanha, agora serão produzidos no Brasil, e logo equiparão modelos da Volkswagen e do Grupo Stellantis, por exemplo.


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Normas mais rígidas do Contran tiveram peso na decisão

Linha de produção da ZF em Limeira (SP) fará airbags laterais e de cortina (ZF/Divulgação)
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A preocupação do brasileiro com a segurança foi um dos motivos que incentivaram essa iniciativa da ZF, uma vez que a demanda por um veículo mais seguro, e por sua vez mais caro, tem sido frequente no mercado brasileiro. Outro fator importante foram os testes realizados pelo Latin NCAP, que tem reprovado alguns veículos vendidos no País em seus testes de colisão.

O diretor de operações da ZF no Brasil, Gustavo Ducatti, trouxe à tona um motivo importante para a iniciativa da empresa: a possível mudança na legislação nacional, exigindo mais segurança nos modelos 0 km. O Código Nacional de Trânsito (Contran) exige que carros com projetos novos, homologados a partir de 2018, apresentem testes de impacto lateral. Em 2024, será obrigatório em todos os veículos novos, por exemplo.

Além disso, em 2026, mais exigências, como o teste de impacto lateral em poste, começando por veículos novos, e em 2030, em todos os automóveis. Para o executivo da ZF, isso pode aumentar a procura das montadoras pelos itens de segurança, a fim de se atualizar com a legislação e as exigências do mercado.


Airbags laterais e de cortina serão feitos no Brasil pela ZF

A produção nacional de airbags da ZF consegue atender à demanda das montadoras (ZF/Divulgação)

Os airbags de cortina, junto dos laterais, complementam a proteção do veículo em caso de colisão. Enquanto os laterais protegem o corpo dos passageiros, os de cortina protegem a cabeça e pescoço, contra o impacto nos vidros e colunas do carro. O tamanho da proteção pode variar, e a ZF consegue atender à demanda, desde subcompatos até SUVs grandes.

Os airbags passam por um longo processo de validação interna, com testes em laboratório que garantam que o funcionamento correto, inflando com a força e velocidade certos, movendo-se na área esperada e sem projetar nenhum outro material durante a explosão — algo que acontecia em modelos da Takata, por exemplo. A ZF mantém contato com as montadoras, acompanhando seus próprios testes internos de segurança para os veículos que ainda serão lançados.


Para implementar as novas linhas de produção, a ZF envolveu fornecedores locais, não só para agilizar o desenvolvimento, como também para suporte e manutenção mais rápidos, e criar um valor para toda a cadeia de suprimento. Novas máquinas foram desenvolvidas no País, trazendo equipamentos que só existiam lá fora, como a de dobra e a de inspeção. As linhas de montagem de airbags laterais e de cortina receberam 22 estações de trabalho.

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