Você está lendo...
Multas de trânsito em SP podem ser pagas em 18 parcelas; veja como
Legislação

Multas de trânsito em SP podem ser pagas em 18 parcelas; veja como

É possível parcelar débitos como IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e multas por meio de 14 empresas habilitadas pelo Detran-SP

Redação

26 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

IPVA trânsito multa estabilidade
14 empresas habilitadas pelo Detran-SP para parcelar débitos como IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e multas de todos os graus
Crédito:Werther Santana/Estadão

Para quem mora em São Paulo e precisam de uma ajuda na hora de quitar as multas de trânsito, existe uma opção que pode ajudar: o parcelamento da dívida. Desde 2022, é possível quitar as multas e demais pendências em até 18 meses, desde que o pagamento seja feito em cartão de débito ou crédito.

Entretanto, é importante lembrar que a opção não contempla infrações aplicadas por outros órgãos de trânsito, como municipais e/ou rodoviários. Além disso, inscritos na dívida ativa, parcelamentos com inscritos em cobrança administrativa e de veículos licenciados em outros Estados, também não tem acesso ao benefício. Ao todo, são 14 instituições financeiras habilitadas pelo Detran a parcelar tanto multas quanto outras taxas do departamento.



Como isso funciona?

Segundo o Detran, as empresas credenciadas apresentam algumas opções de planos para o pagamento dos débitos em aberto. Dessa forma, o dono do veículo fica ciente dos custos adicionais como, por exemplo, juros do parcelamento. Inclusive, avaliar as possibilidades (entre parcelas e taxas) de cada proposta é um direto previsto em resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Publicidade


Contudo, uma dica importante antes de fechar negócio com alguma das redes é realizar uma pesquisa de mercado. Isso porque cada empresa segue uma demanda livre. Portanto, vão apresentar diferentes valores e juros que variam em uma média de 3 a 20%, tendo em vista o valor total dos débitos e a forma de pagamento. Além disso, também há diferença na quantidade de parcelas, que podem ser de 12 ou de até 18 vezes.

DER-MG/Reprodução
(DER-MG/Reprodução)

Lembrando que, é importante ficar atento para não cair em golpes. Para ajudar, o Detran disponibilizou uma lista de todas as empresas credenciadas e homologadas para realizar a operação, que você pode conferir neste link.


Entre as taxas e infrações que podem ser parceladas estão IPVA, Seguro DPVAT e o Licenciamento de 2024 para automóveis usados e carros novos. Já no caso das multas, todos os graus entram no benefício. Ou seja, infrações leves, médias, graves, gravíssimas e, até mesmo, as autosuspensivas, que inclui dirigir sob influência de álcool.

Aplicativos permitem parcelar o valor do IPVA

Arquivo/Reprodução
Arquivo/Reprodução

Após a disparada de preços dos carros, pagar o IPVA ficou ainda mais difícil. Para suavizar os valores, o governo de São Paulo chegou a conceder 9% de desconto para quem pagasse a tarifa integral em janeiro de 2022. E em fevereiro do mesmo ano, o desconto foi de 5%. Mas, ainda não foi suficiente. Atualmente, o desconto é de 3%.


Por isso, para auxiliar quem deseja quitar de uma vez o imposto, alguns apps e fintechs estão permitindo parcelar a cobrança em até 21 vezes. Na Listo, que atua no Brasil desde 2014, por exemplo, essa é a ideia.

A fintech, em síntese, desenvolve tecnologia que concilia o interesse de quem vende com quem compra. Neste ano, a novidade é a possibilidade de parcelar o IPVA em até 21 vezes, no cartão de crédito, por meio de despachantes parceiros da empresa. No total, são mais de 1.100 profissionais em todo o Estado de São Paulo, e a operação é 100% digital.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Aceleramos o Defender 110 PHEV, que roda 51 km em modo elétrico
Deixe sua opinião