Demorou, mas aconteceu. A BMW Motorrad vai disponibilizar a R 18 em sua rede de concessionários do Brasil. A motocicleta, que tem o maior motor boxer já produzido pela marca, terá pré-venda no dia 18 de agosto. Pela novidade, a marca alemã pede R$ 139.900.
Os primeiros clientes que fizerem reservas ganharão itens exclusivos da BMW. Chamado de R 18 Welcome Package, o kit conta com livro, boné, cinto, três logotipos históricos em alusão à BMW que podem ser instalados na moto, luvas brancas, entre outros equipamentos.
Com inspiração no design clássico da R 5 (de 1936), a R 18 marca a entrada da BMW Motorrad no segmento cruiser. Com a ideia de concorrer com a Harley-Davidson Low Rider S, a alemã chega com o objetivo de fisgar a clientela por meio da receita moderno + retrô. Tem tanque em formato de gota e farol redondo. A pintura vem em preto com listras brancas, assim como a antecessora. E tem banco do carona de série (item indisponível em outros mercados).
Motorização
A R 18 conta com propulsor boxer de 2 cilindros e 1.800 cm³. Como características, portanto, tem quatro válvulas, além de bloco e transmissão (automática de 6 marchas) feitos de alumínio. A cruiser conta, ainda, com sistema de arrefecimento a ar e óleo.
Assim, a potência da motocicleta chega a 91 cv (4.750 rpm). O torque máximo, todavia, fica em 16,1 mkgf – a partir de 3.000 giros. Com a ideia de mais leveza, a moto tem diversos componentes de alumínio polido a mão. Assim, fica mais rápida. Gasta-se, portanto, 4,8 segundos entre 0 e os 100 km/h. A velocidade máxima é de 180 km/h.
Os elementos de suspensão da nova BMW R 18 dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem o ajuste dos amortecedores. O curso da suspensão é de 120 milímetros na dianteira e 90 mm atrás.
Mais itens
Já o sistema de freios é composto por disco duplo na dianteira e disco único na traseira. Ambos com ABS Integral.
No mercado externo, a moto, lançada em 2020, tem quatro versões de acabamento. Por aqui, no entanto, apenas uma. Nela, há assistente de partida em rampas, marcha à ré, controles de cruzeiro e automático de estabilidade, além de três modos de pilotagem: Rain, Rock e Roll. A iluminação é feita totalmente por LEDs e há sistema de partida sem chave.
Em relação ao desembarque do modelo no Brasil, dúvidas. A BMW não fala em datas exatas, mas prometeu que as motos chegarão às mãos dos clientes no último trimestre de 2022.