Com a missão de bater de frente com a Honda Elite 125, a Yamaha acaba de lançar no mercado brasileiro o Fluo ABS, novo scooter de entrada. Ele fica posicionado logo acima do Neo 125 UBS no catálogo da marca japonesa. Com proposta urbana, motor 125 cc de 9,5 cv e promessa de baixo consumo de combustível, tem preço sugerido de R$ 13.390.
Em um rápido olhar, o novo scooter Yamaha Fluo tem design inspirado em outros modelos conhecidos da marca. Dessa forma, tem 1,92 metro de comprimento. A princípio, cabe destacar suas principais tecnologias, como o sistema Start&Stop com Smart Motor Generation System. Em síntese, a tecnologia reduz o consumo de energia quando o Start&Stop entra em ação. O sistema pode ser ativado ou desativado pelo piloto, e tem tempo de atuação ajustável que varia de acordo com o ambiente em que se trafega.
A lista de série conta também com chave presencial Smart Key, função Eco (também para ajudar a poupar combustível), painel digital, farol iluminado por LEDs e freios ABS – como entrega o sobrenome. No mais, tomada 12V, porta-objetos com capacidade para 25 litros e gancho de fixação para cargas – como sacolas, por exemplo – são outros itens de série.
Mecânica
O motor a gasolina é monocilíndrico de quatro tempos, com injeção eletrônica e refrigeração a ar. Além dos 9,5 cv de força, ele gera 1,0 mkgf de torque máximo a 5.500 rpm. O conjunto mecânico também traz o câmbio automático do tipo CVT, comum em scooters.
Da mesma forma, a suspensão não foge à tradição da categoria. A nova moto da Yamaha conta com garfo telescópico com curso de 90 milímetros na dianteira. Atrás, tem sistema composto por amortecedor único, de 88 mm. O modelo tem 98 kg de peso seco. Já as rodas de 12″ calçam pneus 100/90 (na dianteira) e 110/90 (na traseira).
Na paleta de cores, o Yamaha Fluo ABS tem três opções. São elas: Racing Blue (azul metálica), Midinight Black (preta sólida) e Branco Cristal (branca sólida). As vendas começam no mês de abril.