No hall do hotel em Frankfurt, um belo e luxuoso sedã, desses com visual do início do século, chama a atenção. Ele tem para-choque dianteiro que lembra uma gravata borboleta e laterais ornamentadas por pneus emoldurados.
(No Instagram: @blogprimeiraclasse)
Poderia ser um clássico Rolls-Royce ou, para ficar nas marcas do país em questão, a Alemanha, da BMW ou da Mercedes-Benz. A montadora, no entanto, é norte-americana. Seu nome: Dusenberg. Alguém já ouviu falar? Até então, eu nunca.
A montadora é americana e, entre 1913 e 1937, produziu modelos de alto luxo. Sua sede ficava no Estado de Iowa e o nome é o da família de seus fundadores, August e Frederick. A empresa é uma das muitas que surgiram, e logo desapareceram, no Período Entre Guerras.
O modelo em questão é chamado de Model J e este exemplar é de 1929, ano da grande crise americana. De acordo com informações na placa que fica à frente do carro, no hall do hotel, ele tem motor de 265 cv e atinge 185 km/h.
O hotel de Frankfurt onde o modelo está exposto chama-se Westin. Não há nenhum tema automotivo que justifique sua exposição no hall; é mera decoração. No primeiro andar, há outro modelo à mostra, um Mercedes-Benz dos anos 20, que mostrarei posteriormente.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.