Primeira Classe

Astros internacionais invadem propagandas no Brasil

Atores como Brad Pitt e Paul Walker, bem como os pilotos Michael Schumacher e Nigel Mansell, estão entre as estrelas internacionais que já participaram de comerciais de carros no País

Rafaela Borges

13 de ago, 2015 · 6 minutos de leitura.

Astros internacionais invadem propagandas no Brasil
Crédito: Atores como Brad Pitt e Paul Walker, bem como os pilotos Michael Schumacher e Nigel Mansell, estão entre as estrelas internacionais que já participaram de comerciais de carros no País

Gerard Butler veio ao Brasil para estrelar campanha do Focus Fastback

Se eu perguntasse o que têm em comum Gerard Butler, Brad Pitt, Kiefer Sutherland e o saudoso Paul Walker, a resposta seria fácil: astros de Hollywood. Se acrescentarmos Michael Schumacher e Nigel Mansell à lista, a coisa complica. Mas o fato é que os atores e os ex-pilotos de Fórmula 1 têm sim algo em comum: todos foram – e um deles ainda será – estrelas de propagandas de carros no Brasil.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

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GERARD BUTLER

Destaque de filmes como “PS: Eu Te Amo” e “300”, o ator escocês esteve no Brasil na semana passada para as gravações da campanha do Focus Fastback – novo nome da versão sedã do Ford. O modelo está chegando às concessionárias. Portanto, o comercial também vai estrear em breve. A propaganda foi filmada no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.

BRAD PITT


Quase impossível não associar o Corolla de nona geração – duas antes da atual – com o ator americano. Tanto que o carro ficou conhecido como “Corolla Brad Pitt”. O modelo chegou ao mercado em 2002, mesmo ano em que estreou a campanha, que trazia Brad Pitt embalado pelo hit “New Sensation”, do INSX. O ator também é astro de campanhas internacionais do Corolla.

SYLVESTER STALLONE


A Volkswagen reuniu duas das celebridades mais badaladas do mundo para a estreia do Gol G5, seu lançamento mais importante dos últimos 20 anos. Gisele Bundchen e Sylvester Stallone foram as estrelas do bem humorado comercial, que estreou em 2008.

KIEFER SUTHERLAND


Nos áureos tempos de Jack Bauer, o personagem da série “24 Horas”, o ator veio ao Brasil para participar da campanha de lançamento do Citroën C4 Pallas. Os vídeos foram gravados no centro da cidade de São Paulo. O comercial é de 2007.

 

PAUL WALKER


Astro de “Velozes e Furiosos” e entusiasta da direção esportiva, o ator foi uma escolha óbvia para estrelar a campanha do Fluence GT, a versão com um toque extra de pimenta do carro da Renault. A marca aproveitou a proximidade da estreia do sedã com a realização do Grande Prêmio do Brasil para colocar a Fórmula 1 no comercial, junto com Walker. Propaganda estreou em 2012.

MICHAEL SCHUMACHER


O heptacampeão de Fórmula 1 inspirou nome de série especial com apelo esportivo do Fiat Stilo. Porém, a propaganda em que ele participou no Brasil foi de outro modelo da família, o Linea T-Jet – versão esportiva do sedã. Campanha é de 2009.

NIGEL MANSELL


Em 2013, uma campanha de quatro filmes mostrou um “pega” entre Nigel Mansell e Nelson Piquet no Velopark, no Rio Grande do Sul. Porém, em vez de modelos de Fórmula 1, o duelo foi ao volante de exemplares da atual geração do Ford Fusion. A ação era parte da campanha de lançamento do carro mexicano no Brasil e, durante as filmagens, os pilotos bateram algumas unidades do carro. Rumores apontam que cada um dos pilotos recebeu US$ 1 milhão para estrelar a campanha. Clique no vídeo e veja detalhes.

DUSTIN HOFFMAN


Ao lançar no Brasil o 500 mexicano, a Fiat queria divulgar a ideia de que não é preciso ser grande para ser um carrão. Para isso, chamou o baixinho Dustin Hoffman para a propaganda do carro. O premiado ator fazia um contraponto ao alto Ricardo Macchi, que ficou conhecido por interpretar o Cigano Igor na novela “Explode  Coração”. Foi uma das atuações mais criticadas da história da TV brasileira.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Sistemas de assistência do carro podem apresentar falhas

Autodiagnóstico geralmente ajuda a solucionar um problema, mas condutor precisa estar atento

22 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os veículos modernos mais caros estão repletos de facilidades para a vida do motorista e, dependendo do nível, podem até ser considerados semiautônomos. Câmeras, sensores, radares e softwares avançados permitem que eles executem uma série de funções sem a intervenção do condutor.

As tecnologias incluem controlador de velocidade que monitora o carro à frente e mantém a velocidade, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.

Tais sistemas são chamados de Adas, sigla em inglês de sistemas avançados de assistência ao motorista. São vários níveis de funcionamento presentes em boa parte dos veículos premium disponíveis no mercado. Esses recursos, no entanto, não estão livres de falhas e podem custar caro para o proprietário se o carro estiver fora da garantia.

“Os defeitos mais comuns dos sistemas de assistência ao motorista estão relacionados ao funcionamento dos sensores e às limitações do sistema ao interpretar o ambiente”, explica André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

Recalibragem necessária

O professor explica que o motorista precisa manter sempre os sensores limpos e calibrados. “O software embarcado deve estar atualizado, e a manutenção mecânica e elétrica, ser realizada conforme recomendações do fabricante”, recomenda.

Alguns sistemas conseguem fazer um autodiagnóstico assim que o carro é ligado, ou seja, eventuais avarias são avisadas ao motorista por meio de mensagens no painel. As oficinas especializadas e as concessionárias também podem encontrar falhas ao escanear o veículo. Como esses sistemas são todos interligados, os defeitos serão informados pela central eletrônica.

A recalibragem é necessária sempre que houver a troca de um desses dispositivos, como sensores e radares. Vale também ficar atento ao uso de peças por razões estéticas, como a das rodas originais por outras de aro maior. É prudente levar o carro a uma oficina especializada para fazer a checagem.

Condução atenta

A forma de dirigir também pode piorar o funcionamento dos sensores, causando acidentes. É muito comum, por exemplo, o motorista ligar o piloto automático adaptativo e se distrair ao volante. Caso a frenagem automática não funcione por qualquer motivo, ele precisará agir rapidamente para evitar uma batida ou atropelamento.

Então, é fundamental usar o equipamento com responsabilidade, mantendo sempre os olhos na via, prestando atenção à ação dos outros motoristas. A maioria dos carros possui sensores no volante e desabilita o Adas se “perceber” que o condutor não está segurando a direção.

A desativação ocorre em quase todos os modelos se o assistente de faixa de rolagem precisar agir continuamente, sinal de que o motorista está distraído. Alguns carros, ao “perceber” a ausência do condutor, param no acostamento e acionam o sistema de emergência. “O usuário deve conhecer os limites do sistema e guiar o veículo de forma cautelosa, dentro desses limites”, diz Mendes.