A palavra perrengue passa bem longe do Audi A5 Sportback. É um carro que remete à esportividade e tem visual que chama muito a atenção (mesmo trazendo a “linguagem” comum a muitos modelos da marca).
Porém, não abre mão de soluções e conteúdo para garantir comodidade ao dia a dia. Claro que não é um esportivo nato. Quanto a isso, não há muita escapatória. Quem quer isso na linha Audi tem de buscar por um R8, ou um TT (de preferência o RS).
Ou, ainda, por qualquer modelo preparado pela Audi Sport – aqueles que começam em “RS” (RS4, RS5, RS6, etc). Esses são brutais com um quê de ternura. Porém, no geral, exigem um investimento bem maior.
O Audi A5 Sportback não é barato, mas não é carro que “bate na trave” dos R$ 500 mil – ou até ultrapassa essa valor. Com preços a partir de R$ 200 mil, é um modelo que nasceu na “cola” do Mercedes-Benz CLS, ou, para citar um modelo mais famoso, o Porsche Panamera.
O A5, no entanto, traz a proposta desses modelos em dimensões mais compactas. Na linha da montadora alemã, o A7 é o rival direto do Panamera.
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A proposta do Audi A5 Sportback
O modelo é um cupê de quatro portas. Esquisito? Como pode um cupê ter quatro portas?
Então, para os mais puristas, vale uma outra classificação para o Audi A5: notchback. Assim são chamados os carros de dois volumes com traseira proeminente.
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O visual do A5, embora tenha muitas características em comum com o A4, é um espetáculo à parte. Principalmente do meio da lateral para trás.
As portas do carro são muito estilosas: os vidros não têm moldura. A coluna C cai em linha em comum com a tampa do porta-malas, que é quase toda de vidro.
Além disso, a grade é tridimensional, mais larga que a do A4. Os vincos do capô deixam a dianteira bem mais imponente.
Esses traços deixam o Audi A5 impressionante de se ver. O carro faz os pescoços virarem por onde ele passa. E os olhares de admiração em seguida se voltam a quem está atrás do volante. Chama ou não chama a atenção?
Comodidades
Por falar em porta-malas, ele tem 480 litros de capacidade. Nada muito impressionante. Porém, ele é todo plano, e sem vincos nem entradas estreitas, como em alguns sedãs. Acomodar as bagagens é fácil, até porque dá para remover a cobertura.
O Audi A5 Sportback é um carro feito para quem gosta de dirigir. Isso não significa que você precisa guiar o tempo todo. Pode dispensar essa função em congestionamentos – e nem precisa de motorista particular.
Ele tem um sistema de condução chamado de Traffic Jam Assist. Funciona só a até 65 km/h, mas não em qualquer situação. Ele atua apenas quando seus radares e sensores detectam que o tráfego está congestionado.
Nesse caso, o motorista pode abandonar os pedais e o volante por até dez segundos. O controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e o leitor de faixas ativo fazem a missão de levar o carro sem participação do condutor.
Isso, porém, só ocorre em áreas com faixas muito bem demarcadas, como rodovias ou algumas avenidas.
Outras comodidades do Audi A5 Sportback são as quatro portas. Mesmo com desenho de cupê, ele facilita o acesso ao banco de trás.
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E por falar em espaço atrás, quem viaja no banco dessa parte do carro tem muita amplitude e conforto. As pernas de duas pessoas ficam muito bem acomodadas e há um console dobrável para a ausência de uma terceira pessoa. Ali, estão porta-objetos e porta-copos.
Outro mimo para os passageiros de trás fica por conta da saída de ar com controle de temperatura exclusivo, independente dos de quem vai na frente (O sistema é de três zonas).
Comportamento
Muitos mimos só estão disponíveis nas versões mais caras. A topo de linha, Performance Black, sai por R$ 287.990.
Nela está também o maior dos mimos para quem dirige: o motor de 252 cv. Nos das versões de entrada, são 190 cv.
Com tração nas quatro rodas, o Audi A5 Sportback é mestre em acelerar. O corpo até é jogado contra o banco quando se pisa forte no pedal do acelerador (há muito torque em baixa).
Tanto quanto a diversão que o 2.0 turbo de quatro cilindros oferece, a posição de dirigir também encanta. O A5 Sportback é mais parecido com o A4 por dentro que por fora, mas traz algo que o sedã não tem: a posição inclinada de guiar.
Essa inclinação é bem esportiva. Além disso, o motorista fica em uma posição mais baixa, próxima do chão. Dá para sentir muito mais as sensações de dirigibilidade.
A versão de duas portas do Audi A5 é rival direta do BMW M4 e do Classe C Coupé. Já as quatro portas do Sportback o permitem “reinar” no segmento. Ele consegue trazer boas sensações sem abrir mão da comodidade.
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