Primeira Classe

O SUV que surpreendeu a concorrência

Vendas do Renault Captur disparam e carro consegue resultado inédito

Rafaela Borges

11 de jul, 2019 · 4 minutos de leitura.

Renault Captur" >
Renault Captur
Crédito: Gabriela Biló/Estadão

O Volkswagen T-Cross passou quase todo em junho registrando um crescimento impressionante, e deixando adversários para trás. Porém, nos últimos dias do mês, foi outro SUV compacto que disparou, e acabou surpreendendo a concorrência: o Renault Captur.

O modelo conseguiu o melhor resultado de sua carreira de cerca de dois anos. Ele foi o quinto SUV mais vendido do País.

Considerando apenas os compactos – grupo que não inclui o segundo colocado, Compass, que é médio – o Captur foi o quarto mais emplacado.

Publicidade


Com isso, ele deixou para trás não apenas o T-Cross e o EcoSport – o SUV da Ford tradicionalmente aparece à frente do Renault. O Captur vendeu mais também que o HR-V.

 

LEIA TAMBÉM


 

É fato que a vantagem do Renault foi de apenas uma unidade – 3.898, ante as 3.897 do Honda. Isso configura um empate técnico. Porém, quando o assunto é ranking, o Captur conseguiu ficar uma posição à frente.

Também chamou a atenção o Duster. Ele não conseguiu superar o HR-V, mas ficou à frente de Tiguan e EcoSport.


Abaixo, veja a lista dos SUVs mais vendidos em junho (que inclui modelos de todos os tamanhos).

 

Razões do sucesso do Captur

Três dias antes do encerramento do mês, nem Captur nem Duster eram destaques no ranking de SUVs. Nenhum aparecia à frente do T-Cross e do EcoSport.


A mais provável razão para a disparada de vendas no fim do mês? Vendas diretas. A participação dessa modalidade nos emplacamentos dos modelos da Renault só foi inferior à do líder Renegade.

As vendas diretas representaram em junho 78,1% dos emplacamentos do Jeep, 76,3% dos registrados pelo Renegade e 75,9% dos somados pelo Captur.

Enquanto isso, são apenas 12,2% das vendas do HR-V. No T-Cross, o número é um pouco maior: 33,8% dos emplacamentos foram resultado de negócios fechados com nota fiscal de fábrica.


Isso mostra que, cada vez mais, as vendas diretas são decisivas no resultado de vendas das montadoras no País. Em junho, elas bateram recorde: representaram 48% do total de emplacamentos.

 

Vídeo: HR-V Touring x Civic Touring


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.