Estereotipar os carros – entre outras coisas, pessoas e assuntos – é um dos esportes preferidos do brasileiro. Tem carro de mulher, carro de rico, de playboy, de tiozão, de coxinha… E por aí vai.
Outro dia, sobre o Corolla Altis, de quase R$ 120 mil, uma amiga disse: “Nossa, mas como este carro é classe média!” Um carro de R$ 120 mil agora é classe média, não mais de rico?
Pelo jeito, sim. Inclusive, já debatemos isso aqui: o carro de rico hoje demanda muito mais investimento – de R$ 200 mil em diante. O carro classe média me parece ser aquele tipo de veículo que não desperta admiração na própria.
Dois conceitos interessantes são o carro de playboy e o de rico. Playboy é um estilo de vida. Rico é uma condição financeira. Em outras palavras, dá para comprar um carro de playboy sem ser rico – mesmo que seja um usado.
Abaixo, veja alguns estereótipos comuns dos carros brasileiros – visto muito frequentemente em redes sociais e fóruns automotivos. E também exemplos de modelos que se enquadram neles. Será que o seu faz parte de algum grupo?
CARRO CLASSE MÉDIA
É aquele carro entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, talvez um pouco mais, ou um pouco menos. No geral, o carro classe média é aquele tipo certinho, que não dá dor de cabeça, tem bom espaço, manutenção baixa e revenda fácil.
Além disso, é o tipo de automóvel que, geralmente, não é muito admirado pela própria. No entanto, há alguns “eleitos” que ganham o respeito desse grupo, e acabam se transformando em fenômeno de vendas. Três exemplos: Compass, Corolla e Toro.
CARRO DE COXINHA
Embora o “coxinha” seja bastante associado à classe média, existem representantes desse estilo de vida em todas as classes sociais. O “coxinha” gosta de impressionar. Então, o carro tem de ser bonito, admirado, símbolo de status.
Porém, ele tem pavor a fazer um negócio ruim. Por isso, o medo de ousar impera: e se o automóvel desvalorizar muito? Entre Onix e HB20, o “coxinha” vai preferir sempre o segundo. Ele acredita que a Hyundai tem mais status que a Chevrolet, e acha o carro da sul-coreana mais bonito.
As picapes em geral também os agradam, pois são grandes e chamam a atenção nas cidades. Toro, L200 e Hilux estão nessa lista. Entre os SUVs, eles vão preferir um que chama mais a atenção, como o Renegade, que tem um visual inusitado.
Civic e Corolla sempre serão boas opções para esse público. O primeiro, pelo design. O Toyota, por ser um bom negócio. Para o “coxinha”, o Mercedes-Benz Classe C é praticamente um sonho de consumo, assim como o Land Rover Discovery Sport.
CARRO DE MULHER
Há mulheres que gostam de carros rápidos, com dirigibilidade esportiva. Algumas adoram os pequenos e não estão nem aí para porta-malas (meu caso, por exemplo). Mas somos minoria.
De acordo com pesquisas das montadoras, as mulheres são mais racionais na hora da compra. Querem espaço interno, posição de guiar alta e amplo porta-malas. Com desempenho elas não se importam tanto, mas nem por isso querem carros lentos.
Design, porém, é o toque emocional do público feminino. Elas fazem questão de carros belos.
Em outros tempos, carros da Citroën em geral, e o C3 em particular, eram considerados carros de mulher. Hoje, sem dúvidas, elas gostam mesmo é dos SUVs.
Os preferidos são os compactos mais espaçosos, como HR-V e Creta. O Renegade, por isso, não faz a cabeça delas. É apertado e rústico demais. Entre os maiores, são dois os preferidos: Outlander e Santa Fe.
CARRO DE TIOZÃO
No Brasil, esse termo acabou se tornando a maneira de designar a antítese do carro de jovem. É o tipo de modelo que não tem ousadia. Nem na estética exterior, nem na cabine, nem no quesito tecnologia.
Sistemas de conectividade, por exemplo, não são mandatórios para esse público. Já o visual sóbrio é. Ser lento? Pode ser. Há quem diga que o carro de “tiozão” é aquele modelo conservador que não anda nada.
No Brasil, o Corolla é um dos maiores ícones do grupo de carros de “tiozão”. Os sedãs (principalmente os asiáticos e americanos), em geral, são assim taxados.
Accord, Camry, Azera, Chrysler 300C estão entre os carros de “tiozão”. E qualquer Mercedes, do Classe C ao S. Principalmente nesta fase, em que a marca abriu mão da ousadia da geração anterior e voltou a investir no visual conservador.
Se o “tiozão” tiver família grande, dois ícones são as vans grandalhonas Chrysler Town& Country (a ser substituída pela Pacifica) e a Kia Carnival (veja mais na galeria abaixo).
CARRO DE RICO
É o carro que a classe média quer, mas (ainda) não pode ter. Em outras palavras: é o sonho de consumo da classe média.
No geral, são os modelos que custam mais de R$ 200 mil. E, como são os SUVs que estão em alta, há diversos nessa lista. Exemplos são os Volvo XC90 e XC60, o BMW X5, Porsche Macan, Jaguar F-Pace e todos os Land Rover.
CARRO DE PLAYBOY
Carro de playboy não é carro de rico, pois existem playboys em todos os níveis sociais. É um grupo que faz questão de refletir, no automóvel, seu estilo de vida. Um visual esportivo é primordial e, se o carro for rápido, melhor ainda.
É para o playboy que as montadoras fazem os carros com apelo visual esportivo, como o Fox Pepper e o Argo HGT, por exemplo. É o playboy, seja ele homem ou mulher, o público alvo do Mini Cooper.
E se o playboy for rico, não há limites. Ele vai logo comprar um Porsche de dois lugares, ou um sedã preparado, como o BMW M3.
Conforto não importa. Importam carros rápidos e viscerais. A BMW, aliás, está para o playboy assim como a Mercedes para o “tiozão”. Isso porque, entre as fabricantes alemãs, é a que produz os carros com pegada mais esportiva.
Leia aqui a lista de carros de playboy para todos os gostos e bolsos.
CARRO DE MACHO
Esse estereótipo existe, e é bem sem noção, não é? Por isso, prefiro não falar dele. Para que dar asas ao machismo?
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS DE TIOZÃO DO BRASIL
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O que é um carro de tiozão?
A equipe do Jornal do Carro escolheu os carros que considera os mais de 'tiozão' do País. Geralmente são aqueles preferidos por um público mais conservador, acima dos 45 anos, com pouco ou nenhum aspecto esportivo, de estilo e/ou rodar tradicionais, com prioridade para conforto, espaço interno e porta-malas grande. Na imagem os componentes da banda fictícia The Uncles, que explorava justamente a questão do carro de tiozão na propaganda do Nissan Sentra, em 2007.
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Honda Accord
Quando um Civic é ousado demais para você.
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Honda Accord
Quando um Civic é ousado demais para você.
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Lexus ES 350
Quando até um Toyota é jovem demais.
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Lexus ES 350
Quando até um Toyota é jovem demais.
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Lexus ES 350
Quando até um Toyota é jovem demais.
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Porsche Panamera
Você queria comprar um 911, mas sua mulher não deixou.
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Porsche Panamera
Você queria comprar um 911, mas sua mulher não deixou.
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Porsche Panamera
Você queria comprar um 911, mas sua mulher não deixou.
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Kia Quoris
Quando você acha que um Sportage é "muito alto".
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Kia Quoris
Quando você acha que um Sportage é "muito alto".
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Chrysler 300 C
Para o tiozão fã do "american way of life".
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Chrysler 300 C
Para o tiozão fã do "american way of life".
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Chrysler 300 C
Para o tiozão fã do "american way of life".
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Hyundai Azera
Você tenta ser moderno, mas a síndrome de tiozão fala mais alto.
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Hyundai Azera
Você tenta ser moderno, mas a síndrome de tiozão fala mais alto.
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Hyundai Azera
Você tenta ser moderno, mas a síndrome de tiozão fala mais alto.
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Renault Fluence
Quando você acha que uma chave-cartão é a coisa mais incrível que já inventaram.
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Renault Fluence
Quando você acha que uma chave-cartão é a coisa mais incrível que já inventaram.
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Renault Fluence
Quando você acha que uma chave-cartão é a coisa mais incrível que já inventaram.
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Toyota Camry
Para quando o Corolla é o carro do seu filho.
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Toyota Camry
Para quando o Corolla é o carro do seu filho.
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Mercedes-Benz Classe E
Quando você acha que um Classe C tem suspensão "dura demais".
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Mercedes-Benz Classe E
Quando você acha que um Classe C tem suspensão "dura demais".
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Mercedes-Benz Classe E
Quando você acha que um Classe C tem suspensão "dura demais".
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Volkswagen Passat
Quando você queria um novo Fusca, mas os vizinhos ficariam comentando.
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Volkswagen Passat
Quando você queria um novo Fusca, mas os vizinhos ficariam comentando.
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Volkswagen Passat
Quando você queria um novo Fusca, mas os vizinhos ficariam comentando.
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Chrysler Town and Country
Quando você tem orgulho de ser considerado tiozão.
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Chrysler Town and Country
Quando você tem orgulho de ser considerado tiozão.
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