Há carros irritantes por completo. E há carros com características que os tornam irritantes.
LEIA MAIS
Aqui, listei alguns carros que, em minha opinião, estão entre os mais irritantes à venda no Brasil. Há desde modelos populares até veículos das luxuosas Mercedes-Benz e Jaguar.
Os campeões no quesito carros irritantes são os hatches e SUVs. Isso ocorre, evidentemente, por serem parte dos dois maiores segmentos automotivos do País.
VEJA TAMBÉM: OS 20 SUVS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO
20º CITROËN AIRCROSS
412 UNIDADES
19º CHEVROLET EQUINOX
441 UNIDADES
18º VOLVO XC40
474 UNIDADES
17º MITSUBISHI ASX
495 UNIDADES
16º KIA SPORTAGE
556 UNIDADES
15º VOLKSWAGEN TIGUAN
710 UNIDADES
14º CHERY TIGGO
728 UNIDADES
13º HYUNDAI IX35
730 UNIDADES
12º PEUGEOT 2008
1169 UNIDADES
11º TOYOTA SW4
1286 UNIDADES
10º HONDA WR-V
1444 UNIDADES
9º CHEVROLET TRACKER
2360 UNIDADES
8º RENAULT DUSTER
2.701 UNIDADES
7º FORD ECOSPORT
3034 UNIDADES
6º RENAULT CAPTUR
3062 UNIDADES
5º JEEP RENEGADE
4465 UNIDADES
4º NISSAN KICKS
4.792 UNIDADES
3º HONDA HR-V
5021 UNIDADES
2º HYUNDAI CRETA
5.277 UNIDADES
1º JEEP COMPASS
5800 UNIDADES
Hatches que são carros irritantes
O Mobi é um dos principais integrantes da lista de carros irritantes. Ele praticamente não tem porta-malas. Além disso, seu motor de quatro cilindros é velho.
Outro senão do Mobi é a dirigibilidade ruim. Também está na lista de carros irritantes é o Argo, mas nesse caso não por vários motivos.
Há um detalhe irritante no excelente carro que é o Argo. Trata-se do motor 1.8 da versão de topo. Com ele, o modelo até anda muito bem.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.
Porém, o propulsor antigo tem consumo para lá de elevado. É até covardia o comparar com o ótimo 1.0 turbo de seu principal rival, o Polo.
O Sandero é outro hatch irritante. Apesar de espaçoso, a dirigibilidade ruim e a direção com muitas folgas são para tirar qualquer motorista do sério.
VÍDEO: TESTE DO NOVO JEEP WRANGLER NA TRILHA MAIS DIFÍCIL DO MUNDO
Há ainda o Fiesta. Ótimo carro, bom custo-benefício. Porém, diferentemente do que ocorreu com o EcoSport, o hatch mudou e manteve o problemático câmbio Powershift.
No novíssimo Yaris, o porta-copos é o ponto irritante. Só dá para colocar latinhas de refrigerantes. Quer levar uma garrafa de água? Ela fica caindo.
SUVs que são carros irritantes
O Renegade flexível está na lista. Apesar da suspensão independente na frente e atrás, do conforto e da aptidão off-road, seu motor 1.8 estraga o carro.
Mesmo propulsor que equipa o Argo, ele é gastão. E, diferentemente do que ocorre com o hatch, esse motor não faz o Renegade andar bem. O SUV é bem mais pesado.
Também são irritantes no Renegade o porta-malas pequeno e o espaço interno muito ruim.
O Kicks é bom de guiar, bem acabado e cheio de tecnologia. Porém, seu motor 1.6 fraco e o câmbio CVT ruim são um teste para a paciência até do mais calmo dos motoristas.
O Creta, porém, vence todos no quesito coisas irritantes. Sua central multimídia tem um sistema de alerta para radares. Até aí, tudo bem.
Porém, a cada aproximação de radar, ele abaixa o som do carro e leva eternos segundos para passar, com uma voz alta, a informação. Não seria mais fácil o bom e velho “radar reportado à frente?” Simples e eficiente.
Dá para desligar o sistema. O processo, porém, é complicado (a Hyundai teve se enviar um tutorial quando avaliei o carro).
No Equinox, não há alerta sonoros de aproximação de obstáculo. Em vez disso, o banco vibra, e acaba assustando o motorista.
Sedã
O Mercedes-Benz Classe C está precisando mudar de geração. Muitas coisas no sedã de luxo são irritantes.
A alavanca do câmbio na coluna de direção é irritante, bem como a ausência de porta-copos no console central.
Além disso, a central multimídia é muito difícil de usar.
Sistemas irritantes
O start-stop ajuda a economizar gasolina. Porém, o liga e desliga do motor pode ser irritante para algumas pessoas.
Por isso, a maioria dos veículos tem a possibilidade de desligar o sistema. Não alguns carros irritantes da Chevrolet.
Nas linhas Cruze, Equinox e Tracker, não dá para desligar o start-stop.
Os alertas sonoros de aproximação de obstáculos também são irritantes. Quase todos são, mas o dos carros da Jaguar conseguem ser ainda mais.
Além de o sistema ser muito sensível, quando o motorista o desliga ele liga sozinho de novo.
E vocês? Quais são os carros irritantes de suas listas?
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.