No mundo, a indústria está mudando rapidamente. Esse fenômeno faz com que carros novos, ao chegarem às lojas, façam rivais lançados um ano antes parecerem velhos.
LEIA TAMBÉM
Porém, de vez em quando ocorre o contrário. Principalmente no Brasil. Há alguns carros novos que, lançados, já chegam parecendo velhos.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Isso ocorre por diversos fatores. Um visual externo mal sucedido, ou conservador demais, pode fazer o lançamento parecer velho. Mas acredito a cabine e o conteúdo de tecnologia (no caso, a falta dele) são os fatores que mais “envelhecem” um carro recém-lançado.
Nos últimos anos, eu consigo me lembrar de três exemplos de carros novos que parecem velhos. Há um SUV, um subcompacto e um que tem versões hatch e sedã.
Para chegar a essa lista, não considerei reestilizações e novas reestilizações. Há apenas modelos realmente novos.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO
20º Honda HR-V
1.559 unidades vendidas
19º Toyota Hilux
1.577 unidades vendidas
18º Jeep Renegade
1.590 unidades vendidas
17º Volkswagen Virtus
1.613 unidades vendidas
16º Jeep Compass
1.627 unidades vendidas
15º Nissan Kicks
1.810 unidades vendidas
14º Renault Kwid
1.886 unidades vendidas
13º Toyota Corolla
1.927 unidades vendidas
12º Renault Sandero
1.992 unidades vendidas
11º Hyundai Creta
2.091 unidades vendidas
10º Volkswagen Saveiro
2.099 unidades vendidas
9º Fiat Toro
2.143 unidades vendidas
8º Fiat Strada
unidades vendidas
7º Volkswagen Polo
2.453 unidades vendidas
6º Fiat Argo
2.470 unidades vendidas
5º Chevrolet Prisma
2.816 unidades vendidas
4º Volkswagen Gol
3.629 unidades vendidas
3º Hyundai HB20
3.902 unidades vendidas
2º Ford Ka
4.236 unidades vendidas
1º Chevrolet Onix
8.056 unidades vendidas
Carros novos que não inovaram
Vamos começar pelo mais recente? A linha Yaris. É bem nítido que o carro trouxe menos soluções tecnológicas que seus dois principais concorrentes, a dupla Polo/Virtus e Argo/Cronos.
Isso mesmo chegando depois. Geralmente, quem chega depois inova. Até porque tem mais chance de inovar. É a lógica da qual falamos no primeiro parágrafo. A linha Yaris fez o caminho inverso.
Um exemplo simples: a central multimídia não traz Android Auto e Apple CarPlay. Aliás, a versão de entrada nem traz o sistema de entretenimento (quem quiser, instala como acessório, na concessionária).
Também acessório de concessionária é o DRL. Até o Honda City, um concorrente já bastante cansado, tem DRL de série.
Essa comparação com o Honda City realizada em uma análise que publicamos há muito tempo, aliás, foi o que mais ajudou a mostrar que o Yaris chegou sem inovar (veja aqui).
O modelo da Toyota tem muito em comum com o City muita coisa. E uma lista de equipamentos um pouco menos completa. Para parecer inovador, ele precisaria se aproximar do novo Virtus, não do velho modelo da Honda.
Carros novos iguais os velhos (ou piores)
Outros carros novos que parecem velhos lançados nos últimos anos são o Captur e o Mobi. Aqui, a razão é semelhante: eles não conseguiram inovar nem em relação a seus “irmãos”.
O Captur divide plataforma com o Duster. Porém, em relação ao veterano, o única inovação que trouxe foi o visual, mais bonito que o do SUV mais velho. De resto, eles são praticamente a mesma coisa, da cabine à mecânica.
No caso do Mobi, ele não trouxe nenhuma evolução ante o Uno. Era para ser um carrinho de estilo. Essa foi a mensagem da Fiat quando o lançou.
Porém, o Mobi se mostrou um Uno sem porta-malas, com acabamento pior e visualmente menos atraente. E, para piorar, deixou o Uno mais caro.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.