A Ford pretende usar o nome de um dos mais famosos “pony cars” da história em que tipo de modelo? Um SUV. Mas outras montadoras já “trocaram” o segmento de seus carros. Um dos casos mais próximos ao brasileiro é o do Chevrolet Cruze.
SAIBA MAIS
- Carros que são maiores que suas marcas
- Carros que estão ‘bombando’ em vendas
- Converse com a autora do blog por meio do Instagram
Nem sempre o modelo foi um médio com versões hatch e sedã. Vasculhando o arquivo de fotos do Estadão, encontrei uma foto de 2001, produzida no Salão de Tóquio, do Cruze.
E que modelo estava nesta foto? Um utilitário-esportivo!
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS NO ACUMULADO DE 2018
O SUV Cruze
O modelo era um utilitário-esportivo pequeno e foi produzido entre 2001 e 2008. Neste ano, chegou o sedã Cruze, aposentando o “jipinho”.
O carro foi desenvolvido pela Holden, que era o braço australiano da Chevrolet – também responsável por um modelo muito conhecido dos brasileiros, o Omega.
Além da Oceania, o SUV Cruze também foi vendido no Japão. Aliás, antes da apresentação da versão final no Salão de Tóquio, um protótipo já tinha sido apresentado no País. Isso ocorreu em 1999, na mesma mostra automotiva.
De série, o SUV Cruze vinha com tração dianteira. Havia, no entanto, sistema 4×4 opcional.
O SUV Cruze era fruto de parceria entre a GM e a Suzuki. Pela marca japonesa, ele foi vendido inclusive na Europa (como Suzuki Ignis).
Ford Maverick
Um dos mais famosos “pony cars” (carro acessível, estiloso e com bom desempenho) da história, o Maverick foi feito pela Ford nos EUA de 1970 a 1977.
No Brasil, ele foi produzido de 1973 a 1979. Agora, no mercado norte-americano, a Ford pretende voltar a usar o nome.
O modelo, porém, não será a releitura do “pony car”. O Maverick norte-americano passará a ser um utilitário-esportivo. Trata-se do modelo que vinha sendo chamado na mídia, até então, de “novo Bronco”.
O SUV Maverick será um SUV compacto, com lançamento previsto até 2020.
Apesar de o nome ser usado para um SUV pela primeira vez nos EUA, Maverick já foi nome de utilitário-esportivo em outros mercados.
A versão europeia do Ford Escape, por exemplo, era chamada de Maverick.
Mitsubishi Eclipse
Um dos esportivos mais emblemáticos do mundo agora também é SUV. A Mitsubishi apresentou o Eclipse Cross, utilitário-esportivo menor que o Outlander.
O modelo, inclusive, deve vir ao Brasil, segundo o site Autopapo. Aqui, o objetivo é concorrer com o Jeep Compass, de acordo com a mesma fonte.
Ford Fusion
Aqui, não temos exatamente um caso de modelo que mudou de segmento, e sim uma curiosidade. O sedã Fusion, que é vendido no Brasil, emprestou seu nome para um carro de outro segmento no mercado europeu.
O Ford Fusion europeu era um monovolume, feito sobre a base do Fiesta. Ele foi produzido de 2002 a 2012 na Alemanha.
Na Europa, inclusive, considera-se o brasileiro Ford EcoSport de primeira geração uma versão SUV do Fusion. Aqui, como o Fusion sempre foi sedã, chamamos o “Eco” de SUV do Fiesta.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.