A Ford pretende usar o nome de um dos mais famosos “pony cars” da história em que tipo de modelo? Um SUV. Mas outras montadoras já “trocaram” o segmento de seus carros. Um dos casos mais próximos ao brasileiro é o do Chevrolet Cruze.
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Nem sempre o modelo foi um médio com versões hatch e sedã. Vasculhando o arquivo de fotos do Estadão, encontrei uma foto de 2001, produzida no Salão de Tóquio, do Cruze.
E que modelo estava nesta foto? Um utilitário-esportivo!
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20º Toyota Etios
13.243 unidades vendidas
19º Hyundai Creta
13.399 unidades vendidas
18º Jeep Renegade
13.426 unidades vendidas
17º Volkswagen Saveiro
14.273 unidades vendidas
16º Renault Sandero
15.249 unidades vendidas
15º Fiat Toro
15.579 unidades vendidas
14º Nissan Kicks
16.020 unidades vendidas
13º Honda HR-V
16.354 unidades vendidas
12º Fiat Mobi
16.539 unidades vendidas
11º Jeep Compass
17.584 unidades vendidas
10º Fiat Argo
17.818 unidades vendidas
9º Toyota Corolla
19.413 unidades vendidas
8º Renault Kwid
20.303 unidades vendidas
7º Fiat Strada
21.461 unidades vendidas
6º Volkswagen Gol
21.705 unidades vendidas
5º Chevrolet Prisma
23.017 unidades vendidas
4º Volkswagen Polo
23.538 unidades vendidas
3º Ford Ka
32.790 unidades vendidas
2º Hyundai HB20
32.618 unidades vendidas
1º Chevrolet Onix
58.390 unidades vendidas
O SUV Cruze
O modelo era um utilitário-esportivo pequeno e foi produzido entre 2001 e 2008. Neste ano, chegou o sedã Cruze, aposentando o “jipinho”.
O carro foi desenvolvido pela Holden, que era o braço australiano da Chevrolet – também responsável por um modelo muito conhecido dos brasileiros, o Omega.
Além da Oceania, o SUV Cruze também foi vendido no Japão. Aliás, antes da apresentação da versão final no Salão de Tóquio, um protótipo já tinha sido apresentado no País. Isso ocorreu em 1999, na mesma mostra automotiva.
De série, o SUV Cruze vinha com tração dianteira. Havia, no entanto, sistema 4×4 opcional.
O SUV Cruze era fruto de parceria entre a GM e a Suzuki. Pela marca japonesa, ele foi vendido inclusive na Europa (como Suzuki Ignis).
Ford Maverick
Um dos mais famosos “pony cars” (carro acessível, estiloso e com bom desempenho) da história, o Maverick foi feito pela Ford nos EUA de 1970 a 1977.
No Brasil, ele foi produzido de 1973 a 1979. Agora, no mercado norte-americano, a Ford pretende voltar a usar o nome.
O modelo, porém, não será a releitura do “pony car”. O Maverick norte-americano passará a ser um utilitário-esportivo. Trata-se do modelo que vinha sendo chamado na mídia, até então, de “novo Bronco”.

O SUV Maverick será um SUV compacto, com lançamento previsto até 2020.
Apesar de o nome ser usado para um SUV pela primeira vez nos EUA, Maverick já foi nome de utilitário-esportivo em outros mercados.
A versão europeia do Ford Escape, por exemplo, era chamada de Maverick.
Mitsubishi Eclipse
Um dos esportivos mais emblemáticos do mundo agora também é SUV. A Mitsubishi apresentou o Eclipse Cross, utilitário-esportivo menor que o Outlander.
O modelo, inclusive, deve vir ao Brasil, segundo o site Autopapo. Aqui, o objetivo é concorrer com o Jeep Compass, de acordo com a mesma fonte.

Ford Fusion
Aqui, não temos exatamente um caso de modelo que mudou de segmento, e sim uma curiosidade. O sedã Fusion, que é vendido no Brasil, emprestou seu nome para um carro de outro segmento no mercado europeu.
O Ford Fusion europeu era um monovolume, feito sobre a base do Fiesta. Ele foi produzido de 2002 a 2012 na Alemanha.
Na Europa, inclusive, considera-se o brasileiro Ford EcoSport de primeira geração uma versão SUV do Fusion. Aqui, como o Fusion sempre foi sedã, chamamos o “Eco” de SUV do Fiesta.
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