E o período de férias de verão, finalmente, chegou. Prontos para pegar a estrada rumo às praias do Brasil? Ou pegar um voo em direção à Europa, aos EUA ou outros destinos?
Bem, lá no norte do mundo é inverno. Mas isso não quer dizer que você não pode aproveitar as férias por lá para fazer uma viagem de carro. Só tome cuidado: nos locais em que estiver nevando, é preciso providenciar pneus especiais. E dê preferência aos veículos com controle de tração.
Selecionei cinco trechos rodoviários, no Brasil e no mundo, que valem a viagem de carro. Tanto pela paisagem quanto pelo prazer de dirigir.
1 – RIO – SANTOS
A estrada liga Santos ao Rio de Janeiro, mas minha experiência foi entre Guarujá e Caraguatatuba (para acesso a Ilhabela), ambas no Estado de São Paulo. Na maior parte, o piso é bem pavimentado e a sinalização é boa. Há curvas rápidas e mais travadas, que permitem ao motorista momentos divertidos com o carro. Mas cuidado: há muitos radares fixos e móveis na estrada, que percorre os litorais paulista e fluminense, entre a Serra do Mar e as praias dos dois Estados. Linda paisagem, brisa marítima, bons restaurantes no trajeto. Evite os dias e os horários de pico. No verão, trânsito na Rio-Santos é item de série. Não há pedágios. Locais de destaque: Riviera de São Lourenço (em Bertioga), Juquehy, Cambury e Maresias (São Sebastião), Angra dos Reis.
2 – AS “CORNICHE” DO SUL DA FRANÇA
Na França, corniche é o nome dado a estradas que ficam entre o mar e a montanha. No sul do país, há uma rodovia de alta velocidade (máxima de 120 km/h), mas o que vale a pena mesmo é viajar, entre uma cidade e outra, pelas chamadas “corniche”. Entre Nice e Menton, há três trechos, passando por locais como Cap Ferrat, a medieval Éze e o principado de Mônaco. Todas têm paisagens deslumbrantes, com o Mar Mediterrâneo abaixo, as montanhas típicas da região ao alto e diversas vilas, cidades medievais, jardins. Um passeio inesquecível.
3 – DE MUNIQUE AOS ALPES ALEMÃES
Já fiz essa viagem duas vezes e adorei ambas. Se os alpes da Alemanha não for seu destino final, você pode aproveitar viagens a Inssbruck, na Áustria, a Zurique e Lucerna, na Suíça, ou a Liechtenstein, para fazer essa rota. A região fica na fronteira da Alemanha com os três países. Meu destino era a cidade de Elmau, então parti pela A95, uma Autobahn (rodovias com trechos sem limites de velocidade) e, depois, acessei a secundária B11, que é a parte interessante da viagem. No trajeto, muitas curvas, cidades tipicamente alemãs, lagos de cor verde esmeralda e, principalmente, montanhas que parecem quadros.
4 – LA RIOJA, NA ESPANHA
Uma das mais importantes regiões de vinhos do país, ela faz parte do País Basco e suas estradas secundárias são trechos do Caminho de Santiago (que começa em Santiago de Compostela, também na Espanha, e vai até a França). Então, uma das cenas comuns no trajeto de montanhas e curvas é ver pessoas andando com cajados, comuns para ajudar a transpor os longos trechos durante a peregrinação. As vias são interessantes também por terem placas no segundo idioma da região, o euskera, que não tem nada a ver com o espanhol, além de pequenas vilas com casinhas de tijolo aparente e um aspecto medieval. Por perto, há as cidades de Bilbao, Pamplona e a universitária Navarra, além da belíssima estação litorânea San Sebastian.
5 – MIAMI A KEY WEST
É um dos programas preferidos de quem está em Miami de carro. A viagem é pela Overseas Highway, que tem cerca de 200 quilômetros, a maior parte deles formado por 42 pontes. Então, a vista é do mar de cor verde cristalina do sul da Flórida e, em alguns trechos, dá para avistar os corais. Muitos turistas se arriscam a fazer um “bate-e-volta”, no mesmo dia. Porém, vale a pena passar a noite em Key West, que, além de não muito perto de Miami, é super charmosa.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.