A linha Yaris foi lançada no Brasil em meados do ano passado, e há algumas coisas que você ainda não sabe sobre ele. Por exemplo: você sabia que a Toyota levou 13 anos entre o primeiro anúncio de planos e o lançamento do carro?
Pois é. Então aí vão os detalhes sobre a primeira coisa que você não sabe sobre o Yaris.
Em 2005 (não me lembro exatamente o mês), a Toyota lançava no Brasil a nova Hilux. Foi a primeira grande mudança visual da picape.
Naquela ocasião, um grupo de executivos disse a um pequeno grupo de jornalistas qual era o grande objetivo da Toyota no Brasil: conquistar 10% de nosso mercado.
E o carro que era a aposta para essa conquista? O Yaris. Ali, o objetivo era atacar o Honda Fit.
Veja também: Os SUVs mais vendidos em março
Por que o Yaris foi adiado?
Só que a Toyota acabou trocando o Yaris pelo Etios. Afinal, o primeiro modelo ficaria muito caro no Brasil, e não ajudaria a marca rumo aos 10% com a mesma eficiência de um modelo mais barato.
Só que o Etios chegou em 2012, junto com aqueles que se tornariam os maiores sucessos dos anos posteriores no mercado brasileiro: Onix e HB20. A princípio, o Toyota vendeu mal. Depois, foi reposicionado se recuperou.
LEIA TAMBÉM
A chegada de Argo e Polo, especialmente do segundo, mostrou que era a hora de a Toyota lançar, finalmente, o Yaris no Brasil. Afinal, esses dois modelos logo entraram na lista dos dez mais vendidos do País.
O que eles têm em comum com o Toyota? São hatches compactos, mas não são populares. Assim, 13 anos após aquele anúncio de 2005, o Yaris finalmente foi lançado no País.
Um carro, várias versões
O Yaris que veio ao País, porém, não tem nada a ver com o europeu. Por aqui, a marca acabou optando por lançar o mesmo modelo que está à venda desde 2013 na Tailândia.
No entanto, ele tem um visual exclusivo, que na verdade é uma reestilização sobre a versão tailandesa do compacto. Esse modelo também é destinado a outros mercados emergentes, como África do Sul e México.
Ele usa a mesma base do Etios. Já a plataforma do europeu é bastante diferente (e mais moderna). Há ainda os Yaris voltados ao mercado japonês (onde é chamado de Vitz) e chinês.
Vídeo: Tudo sobre o Toyota Yaris Sedan
Sedã está em alta
Geralmente, quando um carro compacto tem versões hatch e sedã, a primeira vende mais. Exemplos são o próprio Etios, o Onix e o Prisma, o Gol e o Voyage, o HB20 e o HB20S, etc.
Com o Yaris, isso nem sempre ocorre. Em março, por exemplo, o sedã foi melhor que o hatch. E não foi a primeira vez que isso ocorreu.
Veja também: Os carros mais vendidos em março
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.