Ele foi o SUV mais vendido do Brasil em 2017 e 2018, considerando todas as categorias. Este ano, está perdendo até para o compacto Renegade. Porém, o modelo médio continua disparado à frente dos rivais do mesmo segmento. Estamos falando do Jeep Compass.
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Enquanto os outros SUVs médios dificilmente se aproximam dos mil emplacamentos por mês, o Compass já passou diversas vezes dos 5 mil. Mas quais são os rivais do modelo da Jeep?
Como ele tem boa diversidade de versões, com preços de R$ 113.990 a R$ 193.990 (topo de linha completo, com todos os opcionais), a lista de concorrentes é ampla. Há desde modelos mais antigos com dimensões semelhantes (ix35, ASX, RAV4 e Sportage), até novos e maiores.
Nesse segundo grupo estão o Volkswagen Tiguan e o Chevrolet Equinox, principalmente, mas também o novo Honda CR-V e o Peugeot 3008. Mas por que você deveria comprar o Compass? E por que não deveria comprar? Listei alguns aspectos que julgo serem relevantes. Veja abaixo.
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Carros 'gastões'
Listamos 15 carros que exageram no consumo de combustível. Foram considerados apenas modelos que estão à venda zero-km no Brasil, e ficaram de fora os esportivos (afinal, eles não foram feitos para economizar). Descartamos também os com motor V8, pois a maioria costuma ter consumo acima da média. Os modelos relacionados apresentam médias mais altas do que a de seus concorrentes. Consideramos, para a lista, o gasto na cidade - no caso dos modelos flexíveis, com etanol. Os dados são do Inmetro.
Renault Duster Oroch 2.0 automática
5,9 km/l (etanol)
Ford EcoSport Storm
6 km/l (etanol)
Kia Sorento 3.5
6,7 km/l (gasolina)
Lifan X80
6,8 km/l (gasolina)
Renault Captur 2.0 automático
6,2 km/l (etanol)
Toyota Hilux flexível cabine dupla
4,6 km/l (etanol)
Jeep Renegade 1.8 automático
6,4 km/l (etanol)
Fiat Doblò Essence 1.8 manual
6,4 km/l (etanol)
Renault Sandero RS
6,9 km/l (etanol)
Kia Carnival
6,4 km/l (gasolina)
Jaguar XF V6
6,7 km/l (gasolina)
Renault Duster 2.0 automático
6,1 km/l (etanol)
Toyota Hilux SW4 flexível
4,6 km/l (etanol)
Dodge Journey
6,4 km/l (gasolina)
Fiat Argo 1.8 HGT automático
6,9 km/l (etanol)
Razões para não comprar
Uma das principais razões para não comprar o Compass é espaço, ainda mais agora que o segmento começa a ter modelos com mais porta-malas e entre-eixos. O Tiguan de R$ 125 mil (R$ 128.990), por exemplo, oferece mais amplitude no exterior e porta-malas incríveis 710 litros pelo mesmo preço do Compass mais vendido, o Longitude flexível (R$ 127.990).
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O entre-eixos do Jeep é de apenas 2,63 metros. Essa dimensão é importante para determinar o espaço interno. Seus rivais mais modernos têm a partir de 2,70 metros.
E por falar em porta-malas, esse é o grande pênalti do Compass. É um compartimento menor que o de alguns SUVs compactos, pois tem apenas 410 litros (menor que do HR-V e do Creta, por exemplo).
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O motor 2.0 flexível também não impressiona. Ele tem 166 cv, o que pode não parecer pouca coisa. Mas é, pois estamos falando de um carro muito pesado (1.541 quilos). Em relação ao torque, ok, mas sobre a potência, não justifica a crítica, pois o Tiguan tem 16 cv a menos e é mais de 20 kg mais pesado.
Potência e torque (apenas 20,5 mkgf a altos 4 mil rpm) são insuficientes para empurrar tanta massa. O carro é lento, e o fato do um tanto defasado câmbio automático de seis velocidades ficar segurando marchas para tentar melhorar a agilidade aumenta o nível de ruído e o consumo.
O carro “bebe” bem. Com etanol, na cidade, a versão com motor flexível faz 6,1 km/l, segundo o Inmetro. O Tiguan faz 6,8 km/l. Não é muito animador, e as paradas nos postos de combustível para reabastecimento são constantes.
Razões para comprar o Compass
Já no caso da versão a diesel, autonomia é o ponto alto. Dá para rodar uns 600 km sem parar no posto. Aliás, ter versão a diesel (preços a partir de R$ 156.990) é um mérito do Compass. Nenhum rival vendido no Brasil tem.
Essa versão, ainda por cima, anda bem. Apesar de o 2.0 a diesel ter só um pouquinho a mais de potência que o flexível (170 cv), o torque ultrapassa os 35 mkgf e é entregue em baixa rotação. Prato cheio para as excelentes retomadas de velocidade.
O Compass é também muito bem acabado. O visual interno passa certo aspecto rústico (que combina com o segmento) e traz muito plástico emborrachado, além de uso e abuso de couro.
O Jeep se garante também por entregar boa lista de itens de série desde a entrada, como bancos de couro, por exemplo. A central multimídia merece muitos elogios: tem tela grande e fácil de usar, e interage com smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
Veja também: Os SUVs mais vendidos em fevereiro
1º - Jeep Renegade
O Renegade repetiu o bom resultado de janeiro e fechou fevereiro novamente na primeira posição entre os SUVs. Foram 4.706 unidades. Foto: Felipe Rau/Estadão
2º - Jeep Compass
O Compass também garantiu a segunda posição em fevereiro, outra vez (como em janeiro) atrás do irmão menor, Renegade. Foram 4.371 unidades. Foto: Rafael Arbex/Estadão
3º - Honda HR-V
O HR-V teve em fevereiro 4.256 unidades emplacadas, alta de 16% em relação aos 3.667 veículos vendidos em janeiro. Foto: Gabriela Bilo/Estadão
4º - Nissan Kicks
O Kicks foi outro modelo com boas vendas em fevereiro. Foram 4.137 unidades, ante os 3.484 veículos emplacados no mês anterior, o que representa alta de 18,7%. Foto: Sergio Castro/Estadão
5º - Hyundai Creta
O Creta também teve boa evolução de vendas em fevereiro. No mês passado, foram negociadas 3.984 unidades, 23% a mais que os 3.236 veículos emplacados no primeiro mês do ano. Foto: Felipe Rau/Estadão
6º - Ford EcoSport
O EcoSport teve 2.246 unidades emplacadas em fevereiro, queda de 19,7% ante o volume de janeiro (2.798 unidades). Foto: Felipe Rau/Estadão
7º - Renault Captur
O Captur vendeu muito bem em janeiro (2.556 unidades), mas não repetiu o mesmo desempenho em fevereiro, quando foram emplacadas 1.746 unidades. A queda foi de 31,7%. Foto: Gabriela Bilo/Estadão
8º - Renault Duster
O Duster também caiu em relação a janeiro: contra as 1.910 unidades emplacadas no primeiro mês do ano, o veterano SUV teve 1.686 veículos vendidos em fevereiro, queda de 11,7%. Foto: Rafael Arbex/Estadão
9º - Chevrolet Tracker
O Tracker teve exatas 1.200 unidades emplacadas em fevereiro, queda de 20,7% em relação aos 1.514 modelos vendidos em janeiro. Foto: Sergio Castro/Estadão
10º - Citroën C4 Cactus
O C4 Cactus fecha a lista dos dez SUVs mais vendidos em fevereiro, e com um bom resultado. O novato da categoria teve 1.461 unidades emplacadas, 43,8% a mais que as 1.016 unidades de janeiro. Foto: Felipe Rau/Estadão
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