O aluguel de carros fora do Brasil gera dúvidas e pode ter alguns contratempos, a começar pela barreira do idioma. Há também dúvidas frequentes, como os requisitos para dirigir em cada país, regras sobre trânsito, possibilidade de alugar o automóvel em um local e devolver em outro.
(No Instagram: @blogprimeiraclasse)
A empresa brasileira Mobility oferece serviços que têm o objetivo de resolver esses contratempos. É como um concierge de carros.
Parceira de diversas locadoras nos Estados Unidos e na Europa, a Mobility prepara todo o aluguel, diretamente do Brasil, e passa as instruções necessárias para o cliente.
O blog experimentou os serviços da empresa em Viena, na Áustria. Tudo começa com a escolha da categoria do modelo. O cliente tem também de passar alguns dados à locadora, como a cidade em que deseja fazer a retirada e a devolução.
Dados sobre o voo, e o nome do hotel de hospedagem, facilitam o trabalho. Com essas informações, a empresa pesquisa quais são os locais mais próximos para devolução e retirada.
O cliente faz o pagamento no Brasil, e sai daqui com um voucher. Nossa experiência foi bem positiva e rápida.
O carro era um SUV compacto, que poderia ser Audi Q3, BMW X1 ou similar. Chegamos à locadora selecionada pela Mobility, no centro de Viena, e fomos prontamente atendidos.
GALERIA: OS CARROS MAIS CAROS DO MUNDO
Entregamos o voucher à atendente, junto com CNH e passaporte. Em poucos segundos, ela encontrou nossa reserva e avisou que o carro daquela categoria não estava disponível e, por isso, receberíamos um upgrade.
Teríamos, no entanto, de esperar um pouco para o carro ficar pronta. O tempo de espera anunciado, porém, não foi nada assustador: dez minutos. No entanto, depois de cinco, quando o atendimento foi encerrado, já pudemos retirar o carro, um BMW Série 3 Touring.
A entrega ocorreu em outra unidade da locadora, no aeroporto de Viena, onde embarcaríamos de volta ao Brasil. Bastou chegar à loja e deixar o carro com um funcionário, processo que levou menos de cinco minutos.
OUTROS SERVIÇOS
As respostas às dúvidas mais frequentes sobre o aluguel de carros são oferecidas ainda no Brasil, mas é possível telefonar à Mobility, durante a viagem, para ter sugestões.
Entre os serviços mais interessantes da empresa está a sugestão de rotas. São dadas instruções de acordo com o gosto do freguês, que pode querer viagem por uma bonita rodovia secundária, ou livrar-se dos pedágios.
A empresa também providencia, caso seja necessário, que o cliente retire o carro em um local e devolva em outro (pode ser até em países diferentes). Isso facilita a vida de quem gosta de fazer viagens de carro por diversas cidades ou países da Europa, ou por regiões diferentes dos Estados Unidos, por exemplo.
Há ainda o comparador de tarifas de diversas locadoras. Isso ajuda o cliente a obter a melhor tarifa para o carro (ou categoria de carro) desejado.
LUXO
Há ainda o serviço de aluguel de carros de luxo ou exóticos. A Mobility é, no Brasil, parceira da Elite, locadora de carros premium e superesportivos na Europa. Nos EUA, as parceiras são duas empresas do mesmo ramo (Midway e First Class).
Nesse caso, o processo é diferente, pois o cliente não escolhe uma categoria, e sim o carro específico.
Na Elite, por exemplo, há carros de todas as marcas de luxo e especialistas em modelos superesportivos. Dá para alugar uma Ferrari 488 Spider em Mônaco, por exemplo. São 1.600 euros por dia.
O Lamborghini Huracan tem diárias de 1.300 euros na Alemanha. Já um Porsche 718 Boxster parte de 400 euros na França.
Outros países com unidades da Elite são Suíça, Itália e República Checa.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.