E lá vamos nós para mais um episódio da série “Razões para não comprar e comprar”. Depois de Compass, Renegade, HR-V e T-Cross, vamos fugir do mundo dos SUVs e falar do sedã queridinho do Brasil: o Corolla.
Ele é, há anos, sonho de consumo de muitos consumidores brasileiros. Há, no entanto, aqueles que o consideram mais conservador e menos tecnológicos que os concorrentes.
De todo modo, mesmo que venha perdendo participação de mercado neste ano, o Corolla se mantém firme em vendas mesmo com a decadência do segmento de sedãs médios.
Mas será que você deve comprar o Corolla? E por que não comprar? Veja as razões para os dois lados abaixo.
Veja também: Carros que perderam prestígio
CARROS QUE PERDERAM PRESTÍGIO
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: CLAUDIO TEIXEIRA/ESTADÃO
FIAT TEMPRA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos. FOTO: FIAT/DIVULGAÇÃO
CHEVROLET OPALA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
VOLKSWAGEN GOLF
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
FIAT BRAVA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: FIAT/DIVULGAÇÃO
CHEVROLET OMEGA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
FIAT MAREA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO
CHEVROLET ASTRA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: SAULO MAZZONI/ESTADÃO
FIAT TIPO
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: SAULO MAZZONI/ESTADÃO
VOLKSWAGEN BORA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
Não compre o Corolla se…
A primeira razão para não comprar o Corolla é óbvia. O carro vai mudar de geração este ano. O irônico é que esta também pode ser uma razão para comprar (veja no próximo tópico).
Mas se você é uma pessoa antenada nas novidades, que não gosta de ter carro defasado, a hora certamente não é de comprar o Corolla. Até porque a próxima geração promete vir mais moderna e terá, inclusive, versão híbrida.
Vídeo da semana: TT RS e M2 Competition vão para a pista
A segunda razão é o câmbio CVT (que pode ser também uma razão de compra). Se você gosta de um desempenho mais apimentado, com essa transmissão o Corolla não vai te entregar. A má notícia? Essa é a única caixa do sedã médio.
A ausência de motores turbos com injeção direta de combustível, mas eficientes tanto em desempenho tanto em consumo, também estão entre as razões para não comprar. Os três principais concorrentes (Civic, Jetta e Cruze) têm esse tipo de propulsor em uma versão ou toda a linha.
Não compre o Toyota também se você faz questão de suspensão independente nas quatro rodas em carros acima de R$ 100 mil. Ele não tem.
A principal razão para não comprar o Corolla, no entanto, é a falta de tecnologia. Ele não tem vários itens de segurança e conforto que os rivais oferecem. E, principalmente, tem uma péssima central multimídia, pouco intuitiva e lenta nas respostas.
Compre o Corolla se…
Se você sempre sonhou em comprar o Corolla, mas nunca teve coragem de investir tanto dinheiro em um carro. Como vai mudar de geração, o sedã da Toyota está em promoção em muitas concessionárias.
Então, o momento pode ser agora. É muito raro esse campeão de vendas ter descontos sobre o preço de tabela. Isso, é claro, se você não se importar em ter um carro defasado em alguns meses.
Vídeo relacionado: O segredo do sucesso do Corolla
Se você se preocupa muito com desvalorização do carro, compre o Toyota. Ele é uma aposta certeira, pois perde baixíssimo valor ano a ano.
Se você se preocupa com manutenção, o Corolla é seu carro. Além de ter revisões com preços quase tão baixos quanto as de um carro popular, o modelo tem fama de raramente apresentar problemas.
Se um carro confortável, mas sem um pingo de emoção, é importante, esta é outra razão para comprar. O câmbio CVT, voltado a uma condução com bastante conforto, é um dos melhores do mercado.
Veja também: Os carros mais vendidos em março
20 - FORD KA SEDAN - 3.319 UNIDADES
Foto: Werther Santana/Estadão
19 - VOLKSWAGEN FOX - 3.451 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
18 - RENAULT LOGAN - 3.661 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
17 - HYUNDAI CRETA - 3.792 UNIDADES
Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão
16 - HONDA HR-V - 3.796 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
15 - TOYOTA COROLLA - 3.890 UNIDADES
Foto: Felipe Rau/Estadão
14 - RENAULT SANDERO - 4.334 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
13 - JEEP COMPASS - 4.475 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
12 - FIAT ARGO - 4.643 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
11 - NISSAN KICKS - 4.864 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
10 - FIAT TORO - 4.955 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
9 - VOLKSWAGEN POLO - 5.082 UNIDADES
Foto: Felipe Rau/Estadão
8 - FIAT STRADA - 5.286 UNIDADES
Foto: Fiat/Divulgação
7 - RENAULT KWID - 5.853 UNIDADES
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
6 - JEEP RENEGADE - 6.184 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
5 - VOLKSWAGEN GOL - 6.620 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
4 - CHEVROLET PRISMA - 7.122 UNIDADES
Foto: JF Diorio/Estadão
3 - FORD KA - 8.341 UNIDADES
Foto: Felipe Rau/Estadão
2 - HYUNDAI HB20 - 9.051 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
1 - CHEVROLET ONIX - 18.179 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.