Primeira Classe

Corolla: razões para não comprar e comprar

Sedã médio mais vendido do Brasil, Corolla é novo 'personagem' dessa série

Rafaela Borges

21 de abr, 2019 · 6 minutos de leitura.

Toyota Corolla" >
Toyota Corolla
Crédito: Foto: Tiago Queiroz/Estadão

E lá vamos nós para mais um episódio da série “Razões para não comprar e comprar”. Depois de Compass, Renegade, HR-V e T-Cross, vamos fugir do mundo dos SUVs e falar do sedã queridinho do Brasil: o Corolla.

Ele é, há anos, sonho de consumo de muitos consumidores brasileiros. Há, no entanto, aqueles que o consideram mais conservador e menos tecnológicos que os concorrentes.

De todo modo, mesmo que venha perdendo participação de mercado neste ano, o Corolla se mantém firme em vendas mesmo com a decadência do segmento de sedãs médios.

Publicidade


Mas será que você deve comprar o Corolla? E por que não comprar? Veja as razões para os dois lados abaixo.

 

Veja também: Carros que perderam prestígio


 

Não compre o Corolla se…

A primeira razão para não comprar o Corolla é óbvia. O carro vai mudar de geração este ano. O irônico é que esta também pode ser uma razão para comprar (veja no próximo tópico).

Mas se você é uma pessoa antenada nas novidades, que não gosta de ter carro defasado, a hora certamente não é de comprar o Corolla. Até porque a próxima geração promete vir mais moderna e terá, inclusive, versão híbrida.


 

Vídeo da semana: TT RS e M2 Competition vão para a pista


A segunda razão é o câmbio CVT (que pode ser também uma razão de compra). Se você gosta de um desempenho mais apimentado, com essa transmissão o Corolla não vai te entregar. A má notícia? Essa é a única caixa do sedã médio.


A ausência de motores turbos com injeção direta de combustível, mas eficientes tanto em desempenho tanto em consumo, também estão entre as razões para não comprar. Os três principais concorrentes (Civic, Jetta e Cruze) têm esse tipo de propulsor em uma versão ou toda a linha.

Não compre o Toyota também se você faz questão de suspensão independente nas quatro rodas em carros acima de R$ 100 mil. Ele não tem.

A principal razão para não comprar o Corolla, no entanto, é a falta de tecnologia. Ele não tem vários itens de segurança e conforto que os rivais oferecem. E, principalmente, tem uma péssima central multimídia, pouco intuitiva e lenta nas respostas.


Compre o Corolla se…

Se você sempre sonhou em comprar o Corolla, mas nunca teve coragem de investir tanto dinheiro em um carro. Como vai mudar de geração, o sedã da Toyota está em promoção em muitas concessionárias.

Então, o momento pode ser agora. É muito raro esse campeão de vendas ter descontos sobre o preço de tabela. Isso, é claro, se você não se importar em ter um carro defasado em alguns meses.

 


Vídeo relacionado: O segredo do sucesso do Corolla

 


Se você se preocupa muito com desvalorização do carro, compre o Toyota. Ele é uma aposta certeira, pois perde baixíssimo valor ano a ano.

Se você se preocupa com manutenção, o Corolla é seu carro. Além de ter revisões com preços quase tão baixos quanto as de um carro popular, o modelo tem fama de raramente apresentar problemas.

Se um carro confortável, mas sem um pingo de emoção, é importante, esta é outra razão para comprar. O câmbio CVT, voltado a uma condução com bastante conforto, é um dos melhores do mercado.


Veja também: Os carros mais vendidos em março

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.