Primeira Classe

Detalhes e histórias sobre o carro mais caro do mundo

Ele teve todas as unidades vendidas antes mesmo de a fabricante divulgar suas especificações e, hoje, custa mais do que quando era zero-km

Rafaela Borges

11 de abr, 2017 · 4 minutos de leitura.

Detalhes e histórias sobre o carro mais caro do mundo
Crédito: Ele teve todas as unidades vendidas antes mesmo de a fabricante divulgar suas especificações e, hoje, custa mais do que quando era zero-km

 

O Jornal do Carro preparou uma lista com sobre os 20 carros mais caros do mundo e o dono da primeira posição me deixou bastante surpresa. Eu esperava um desses modelos com série especial limitada a duas unidades, ou algum carro de marcas que costumam ser mais exclusivas que as demais, como Pagani e Koenigsegg.


 (No Instagram: @primeiraclasse_estadao)

Mas, que nada! O dono da posição é um Lamborghini (veja a lista completa aqui). Trata-se do Veneno Roadster, da italiana Lamborghini. O modelo atende um dos requisitos imaginados: foi produzido em edição limitadíssima – e já esgotada. Não foram duas, mas nove unidades, que o tornam extremamente limitado.


O preço? US$ 4,5 milhões, ou cerca de R$ 14 milhões. Com isso, superou não apenas modelos de Pagani e Koenigsegg, mas também da Bugatti e de outras marcas exclusivas, como a W Motors – fabricante do carro “voador” de “Velozes e Furiosos 7”.

Os carros foram todos vendidos, na verdade, antes mesmo de o primeiro exemplar ser revelado. Bastou a Lamborghini anunciar que iria produzi-lo para os bilionários do mundo fazerem filas para comprá-lo.

Em 2014, o primeiro exemplar foi entregue, para o diretor de uma empresa de investimentos, que o havia adquirido um ano antes sem nem mesmo saber quais seriam suas especificações. O superesportivo, em uma chamativa cor verde, foi entregue em sua casa, em Miami, nos EUA.


E, como é extremamente exclusivo, atualmente esse carro vale mais que o pago pelo zero-km. No ano passado, um exemplar foi revendido por US$ 5 milhões. Um outro foi anunciado para venda por US$ 5,5 milhões.

Mas, enfim, “quem” é o Lamborghini Veneno Roadster? Com motor V12 na posição central longitudinal, ele tem uma relação peso/potência tão baixa, mas tão baixa, que chega a ser ridículo: 1,99 kg/cv.


Com 6,5 litros, esse propulsor naturalmente aspirado gera 750 cv de potência e torque de 70,4 mkgf a 5.500 rpm. O câmbio é automatizado de sete marchas e duas embreagens e a tração, integral.

O Veneno Roadster faz parte da “nata” dos superesportivos: aqueles que aceleram de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. De acordo com a Lamborghini, a velocidade máxima desse “sem teto” é de 355 km/h.


Feito para celebrar os 50 anos da Lamborghini, o Veneno Roadster tem rodas com desenho exclusivo e muito chamativo, de 20 polegadas na dianteira e 21″ na traseira.

Seu nome, como ocorre com os demais Lamborghini, é homenagem a um touro que ficou famoso em 1914, na Espanha, ao vencer, na arena, um dos toureiros mais famosos da época.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.