MELHOR ÉPOCA
O verão. Entre julho e agosto, as temperaturas são altas. Por ser período de férias na Europa, as cidades ficam bastante cheias e os preços, inflacionados. Junho e setembro são boas datas para quem quer um pouco mais de sossego, clima mais ameno e preços mais acessíveis. Dependendo do ano, outubro também pode cair bem, com possibilidade de ir à praia sem passar frio. No outono/inverno (novembro a março), as paisagens ainda estarão lá, mas os dias ensolarados não são garantidos e praia, só se for de moletom – e até de sobretudo. Em Saint-Tropez, alguns hotéis deixam de funcionar neste período.
(Confira o post sobre a Riviera Francesa)
EVITE: se a ideia não é assistir ao GP de Mônaco “in loco”, fique longe da Riviera neste período. Os preços de hotéis ficam ainda mais altos que no alto verão – no principado e em todas as cidades das imediações. Nos dias de treino e corrida, as estradas apresentam congestionamento em alguns horários. E a visita a Monte Carlo fica bastante comprometida com a presença do “circo” da Fórmula 1 em suas ruas. Este ano, a corrida ocorre entre 22 e 25 de maio.
QUE CARRO ALUGAR
Um modelo conversível vai muito bem na Riviera Francesa. Esportivos também são ótimas pedidas para desfilar pelas ruas de Monte Carlo e Saint-Tropez. Se a viagem for em família, porém, você vai precisar de carros maiores. As estradas da região combinam com os mais baixos, como sedãs.
Conversíveis: Hemingway – DB9 Volante (a partir de 850 euros por dia); Continental GTC (790 euros); Mini Cabrio (160 euros); Z4 Roadster (240 euros); F-Type (550 euros); SLK (290 euros); Europcar – Volkswagen Golf Cabriolet – ou similar (a partir de 164 euros); Europe – TT Roadster (300 euros)
Esportivos: Hemingway – R8 (a partir de 530 euros a diária); V12 Vantage (995 euros); F12 Berlinetta (1.700 euros); Aventador (1.600 euros); MP4-12C (1.500 euros); Boxster (330 euros); Europe – Ford GT (700 euros)
Sedãs/cupês de quatro portas: Hemingway – A7 (a partir de 240 euros por dia); Panamera (450 euros); Classe S (290 euros); Europcar – Classe C ou similar (223 euros);
Veja opções mais em conta: Hertz; Avis
PEDÁGIOS
A principal rodovia da região, A8, tem pedágios. Paga-se por trecho rodado (retira-se um ticket, que posteriormente acusa a distância percorrida). Um trecho de 400 km sai por cerca de 16 euros. Porém, a hora de pagar pode ser um problema, pois na maioria das praças só há atendimento automático (sem presença de cobrador). Tenha sempre moedas e notas de baixo valor. E cuidado: em algumas cabines, o pagamento só pode ser feito com cartão de crédito.
ESTACIONAMENTOS
Em Monte Carlo, há diversos estacionamentos subterrâneos, espalhados por toda a cidade. Paga-se por hora: o período de oito sai por cerca de 15 euros. Em Saint-Tropez, a área central é repleta de estacionamentos e, quando um está lotado, placas indicam a quantos metros está o estacionamento mais próximo com vagas disponíveis. O preço médio é de 5 euros. Em Ramatuelle, onde ficam os principais clubes de praia do balneário, a média é de 4 euros para deixar o carro o dia todo. Em Cannes, os estacionamentos são mais escassos, principalmente na avenida costeira. Por ali, uma opção é deixar o carro com um manobrista dos diversos hotéis, mas o serviço sai caro: cerca de 35 euros pela diária. A maioria dos hotéis cobra dos hóspedes estacionamento à parte. Nos quatro-estrelas, as diárias vão de 15 a 20 euros.
ATENÇÃO: Os táxis em Nice são caros. Cobra-se de 25 a 30 euros por 2 km rodados. Em Saint-Tropez, eles quase não existem; uma corrida de 3 km pode sair por 40 euros.
HOTÉIS
NICE: O cinco-estrelas Negresco é o mais tradicional. Diárias a partir de 210 euros em quarto duplo. Opção mais econômica é o quatro-estrelas NH Nice, que fica no centro da cidade e tem bom custo-benefício. Diárias a partir de 99 euros;
MONTE CARLO: o tradicional Hotel de Paris fica ao lado do cassino e abriga um dos mais famosos restaurantes do mundo, o Louis XV. Diárias a partir de 658 euros. O bem localizado quatro-estrelas Fairmont parte de 300 euros. O três-estrelas Columbus começa em 170 euros;
CANNES: O Carlton tem uma aura romântica, prédio imponente e localização excelente. Diárias a partir de 200 euros. O cinco-estrelas Majestic, parte da conceituada lista Leading Hotels of the World, começa em 189 euros e, entre os quatro-estrelas, há opções próximas à praia a partir de 82 euros;
SAINT-TROPEZ: Além de ser o hotel mais famoso, o Byblos reúne restaurante, bar e casa noturna muitos badalados. As diárias partem de 420 euros. O Mandala e o Sezz também são opções para quem quer ver e ser visto. Mais simples e afastado, o quatro-estrelas Le Mas Bellevue tem uma bela piscina de borda infinita e estacionamento gratuito. Diárias a partir de 180 euros.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.