Era fim de tarde de quinta-feira em Warren, região metropolitana de Detroit (EUA), quando a presidente mundial da General Motors, Mary Barra, presenciou o pequeno evento que marcou a reinauguração do “Domus”. Visto de fora, o local parece o Planetário. Por dentro, é uma espécie de arena. No centro dele, repousam aqueles que são o assunto principal: os carros. Em um dos lados, há um palco.
(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)
É no “Domus”, anexo ao maior centro de design da montadora no mundo – há outros sete, inclusive um em São Caetano do Sul -, que a GM apresenta seus conceitos e carros à sua diretoria. O local passou por reforma, foi reinaugurado ontem e, nesta sexta-feira, visitado por um grupo de jornalistas brasileiros do qual faz parte esta que vos bloga. No cento da arena estão expostos os três carros que sintetizam aquela que parece ser a maior preocupação dos estilistas da GM: o apelo junto ao público jovem.
Na própria apresentação feita por um dos diretores de design da empresa, Clay Dean, ficou claro que a GM ainda precisa ralar muito para ter apelo forte junto à juventude. O executivo citou algumas marcas que são referência para os jovens americanos. Entre elas estão MTV e… Toyota. Sim, Toyota, a arquirrival da GM.
Os três protótipos da arena são o 130 (que, sinceramente, não achei nada bonito e muito menos apelativo junto aos jovens), o 140 e o Chaparral.
O 140 RS é um cupê bem ao estilo da moçada. Parece um notchback. Tem linhas modernas, cativantes, que chamam a atenção e o fazem parecer menor do que é. Ser pequeno, segundo pesquisas feitas pela GM, é um dos fatores de atração para o jovem comprador americano.
Essas pesquisas, aliás, é que levaram ao resultado estético dos três carros mostrados no “Domus”. O 140, que junto com o 130 havia sido apresentado há dois anos, no Salão de Detroit, tem uma missão: suas linhas vão inspirar a próxima geração do Cruze, cuja data de estreia ainda não foi revelada (mas eu aposto que não passa do fim deste ano).
Não, pessoal, aquele Cruze mostrado no ano passado não é nova geração. É uma reestilização feita pelo próprio estúdio da China. A nova geração do Cruze mundial (também feito no Brasil) ainda não foi revelada.
PESQUISAS
Voltando às pesquisas, elas mostraram outras características dos jovens. Eles querem modelos com preço que não passe dos 20 mil dólares. Por isso, essa faixa é o foco da montadora no lançamento de veículos para a moçada. Caso contrário, a juventude vai optar pelos usados – aliás, de 80% a 90% dessas pessoas já fazem isso hoje. A meta é reduzir, e muito, o índice.
As pesquisas também apontaram coisas óbvias. O carro tem de fazer o jovem parecer independente e lhe garantir sensação de liberdade. Coisas bem mais subjetivas que os itens anteriores, evidentemente.
E, claro, o carro tem de ter bastante tecnologia. Interatividade, principalmente. Nesta parte, surgiu a ideia de fazer o Chaparral. É que as pesquisas apontaram que a juventude é muito ligada aos jogos virtuais.
Assim, a GM, para se afirmar diante da moçada, fez o Chaparral para a nova versão do mais badalado dos jogos de videogame, o Gran Turismo. O protótipo real nada mais é do que um conceito sem motor ou interior. Apenas um exercício, que foi exposto pela primeira vez em novembro, no Salão de Los Angeles, e agora repousa no centro do “Domus” de Warren.
Já no mundo virtual, ele é um supercarro de corrida que arrasa em La Sarthe, o palco das 24 Horas de Le Mans. Seu painel, aliás, traz o desenho do traçado do circuito francês.
No videogame, ele tem um inédito motor a laser, que também está representado no protótipo da GM, embora seja de “mentirinha”. Além disso, traz uma posição de guiar revolucionária para um carro de corrida. Como num F-1, o piloto fica quase deitado. Porém, no caso do Chaparral, é de bruços, posicionado ao volante como se estivesse guiando uma moto.
Continue acompanhando o blog para ver nossos posts sobre Detroit, bem como dicas sobre a cidade. A temperatura por aqui agora, aliás, é de 11ºC negativos e a sensação térmica, de menos 23ºC. A neve cobre a cidade do automóvel e é quase impossível ficar nos ambientes externos.
Nesta segunda-feira ocorrerá o primeiro dia de prévia do Salão de Detroit. Fique de olho aqui e no jornaldocarro.com.br para ver as novidades. Eu e o repórter José Antonio Lemes traremos para vocês as atrações direto do Cobo Hall, o “palco” do evento.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.