Primeira Classe

Estacionar sem ninguém ao volante já é realidade

Turminha que tem dificuldade com estacionamentos de vagas apertadas: a salvação chegou!!

Rafaela Borges

11 de ago, 2015 · 4 minutos de leitura.

Estacionar sem ninguém ao volante já é realidade
Crédito: Turminha que tem dificuldade com estacionamentos de vagas apertadas: a salvação chegou!!

Turminha que tem dificuldade com estacionamentos de vagas apertadas – e, se eu estiver ao volante de uma picape média, por exemplo, me enquadro nesse grupo: nossa salvação chegou. Agora, já é possível estacionar o carro sem e estar dentro dele.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Publicidade


A tecnologia vai estrear na nova geração do BMW Série 7,  cujo lançamento mundial ocorrerá em setembro – em seguida, o carro chega às concessionárias dos Estados Unidos e da Europa; no Brasil, a provável estreia será no primeiro semestre de 2016.

No sedã, o motorista pode abandonar o volante e parar o carro por meio de comandos aplicados na chave de ignição. Este equipamento, aliás, é multifuncional. Remotamente, é possível também acionar o sistema de ar-condicionado e visualizar a quantidade de combustível no tanque, por exemplo.

No entanto, por ora a função de estacionamento é bastante ainda restrita, já que só é possível movimentar, por meio da chave, o carro para frente e para trás.


Por isso, a tecnologia neste momento só é útil para vagas apertadas, destas em que não dá para descer do carro após o fim da manobra. Porém, as funções serão expandidas gradativamente.

A ideia é que, em breve, o carro possa executar, sem ninguém dentro dele, manobras de estacionamento em vagas a 90º e também balizas. Algo como o que já é feito hoje pelos modelos da linha Focus.

Nos Ford, porém, a presença do motorista é necessária, já que ele tem de acionar o câmbio e os freios conforme recomendação do sistema. No BMW, não. Esses recursos funcionam de maneira autônoma.


Aliás, em maio eu testei um sistema de estacionamento remoto em uma demonstração de tecnologias da Audi. Sem ninguém dentro, o carro foi capaz de executar uma manobra de estacionamento a 90º.

Por meio de um tablet, um engenheiro da sistemista apenas apertou um botão para que a manobra tivesse início. E, segundo ele, o sistema está pronto. Deve estrear comercialmente no ano que vem. O estacionamento remoto, aliás, é uma das premissas para a consolidação do carro autônomo, prevista para a próxima década.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.