Primeira Classe

Ferrari Enzo é o superesportivo mais emblemático da década passada, diz leitor

Veja fotos do superesportivo e confira o resultado da enquete

Rafaela Borges

12 de mai, 2015 · 4 minutos de leitura.

Ferrari Enzo é o superesportivo mais emblemático da década passada, diz leitor
Crédito: Veja fotos do superesportivo e confira o resultado da enquete

Os leitores escolheram: a Ferrari Enzo é o superesportivo mais emblemático da década passada. Em votação promovida pelo blog de 5 a 12 de maio, o modelo italiano obteve 49,91% dos votos.

(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)


O segundo lugar ficou com outro modelo inesquecível, o Porsche Carrera GT. Dos cinco superesportivos desta eleição, o alemão é o mais rápido na hora de acelerar de 0 a 100 km/h. Leva apenas 3 segundos.

Em terceiro lugar apareceu o Mercedes-Benz SL McLaren, à frente do Lamborghini Murciélago e do Ford GT, nesta ordem.


Para ler mais detalhes sobre os quatro modelos derrotados, clique aqui.

[polldaddy poll=8847237]

Abaixo, saiba mais sobre nossa vencedora, a Ferrari Enzo: 


Este foi um dos carros mais emblemáticos da história da montadora italiana. Tanto que recebeu o nome do fundador da marca, Enzo (Ferrari). Lançado em 2002, o superesportivo sucedeu a F50 e teve 349 unidades produzidas até 2004, quando saiu de linha.

Assim como ocorre atualmente com a LaFerrari, a Enzo também não era para qualquer um. Não bastava ter dinheiro para comprá-lo; era preciso já ter sido proprietário de um modelo Ferrari ou receber indicação de um dos integrantes desse “clube”.


O preço do modelo, anunciado no Salão de Paris de 2002, era equivalente a US$ 700 mil – na cotação de hoje, cerca de R$ 2,1 milhões. Porém, o último exemplar produzido foi doado ao Vaticano, que, por sua vez, o leiloou – com renda revertida à caridade. O valor arrecadado foi de US$ 1,1 milhão (cerca de R$ 3,3 milhões).

Com motor V12 central traseiro de 6 litros, a Enzo entrega 660 cv. À época, era o modelo com propulsor aspirado mais potente do mundo. Com 67 mkgf de torque e transmissão semi-automática baseada na dos carros da Fórmula 1 – foi, inclusive, um dos primeiros carros de rua a ter hastes para trocas de marcha atrás do volante -, ela acelera de 0 a 100 km/h em 3,65 segundos.


A velocidade máxima impressiona: 355 km/h. As suspensões são independentes e os amortecedores ativos podem ser ajustados na cabine. A Ferrari Enzo foi o modelo que marcou a celebração dos 60 anos da montadora.



 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.