Superada pela Volkswagen na vice-liderança de vendas em 2018, a Fiat deve voltar a ocupar essa posição em fevereiro. Para que isso não ocorra, a montadora alemã terá de praticamente dobrar sua média diária de emplacamentos nos três últimos dias do mês.
Isso se a Fiat mantiver a própria média diária. A italiana já abriu mais de 2 mil unidades de vantagem ante a alemã no acumulado de fevereiro. De 1º a 25 deste mês, vendeu 23.610 automóveis e comerciais leves.
A Volkswagen, por sua vez, tem 21.065 emplacamentos. A liderança é da Chevrolet que, nesse período, comercializou 28.170 veículos.
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Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
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Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
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Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
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Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
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Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
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Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
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Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
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Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
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Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
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Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
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Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
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Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
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Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
14/20
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
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Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
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Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
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Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
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Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
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Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
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Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
Razões da vantagem da Fiat
Argo, Strada e Mobi são as razões de a Fiat estar indo melhor que a Volkswagen em fevereiro. O primeiro ocupa a quarta posição no ranking de vendas deste mês, com 5.488 unidades emplacadas.
À frente do Argo, estão o Onx, com 15.569 unidades vendidas, o HB20 (6.480) e o Ka (5.978). O Fiat, porém, ainda pode ser ultrapassado pelo Prisma, que está bem próximo: tem 5.480 exemplares comercializadas e ocupa a sexta posição.
A Strada, por sua vez, é sexta, com 5.410 emplacamentos de 1º a 25 de fevereiro. O Mobi foi o sétimo carro mais vendido no período (4.189).
Enquanto a Fiat tem no momento três carros no “top 10”, a Volks tem dois, ambos atrás dos modelos da italiana. No período, o Polo foi o oitavo carro mais vendido, com 3.920 emplacamentos, e o Gol, o nono (3.682). O Renegade fecha a lista dos 10 mais emplacados (3.621 unidades comercializadas).
Destaques por segmento
No ranking de SUVs, chama a atenção o Renegade, que mantém a liderança obtida em janeiro. O HR-V é segundo colocado, seguido por Compass, Creta e Kicks, respectivamente.
Entre os sedãs compactos, o líder é o Prisma, seguido pelo Virtus (que ocupa o 19º lugar entre os carros mais vendidos do Brasil).
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Já entre os sedãs médios, o Corolla vem, mês a mês, perdendo espaço no ranking geral. O Toyota, de 1º a 25 de fevereiro, ocupa a 17ª posição.
Porém, com 2.730 emplacamentos, ainda tem boa vantagem ante o segundo colocado, o Civic (1.713).
Já o Jetta se destaca pela primeira vez desde a chegada da nova geração, no segundo semestre do ano passado. O VW soma 1.139 emplacamentos no período e já está próximo do terceiro colocado, Cruze, que tem 1.210.
A chegada de uma versão de entrada tabelada a R$ 100 mil, no primeiro mês deste ano, impulsionou o desempenho do Jetta.
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