Olá, pessoal, tudo bem? Neste primeiro post de 2018, analiso aquela que promete ser a disputa mais eletrizante do ano. Trata-se da “guerra” entre Fiat e Volkswagen pelo segundo lugar no ranking de vendas.
LEIA TAMBÉM
- O maior sucesso da Fiat
- O carro que faz Onix e HB20 parecerem pré-históricos
- Um sedã compacto que não é feioso
Dificilmente, o primeiro lugar não será da Chevrolet, cuja participação em vendas, em janeiro, supera a obtida em 2017. Além disso, o Onix continua disparado na frente.
Mas e quanto ao duelo entre Fiat e Volkswagen? Essa briga foi introduzida já no ano passado. A Fiat, que liderou o mercado brasileiro praticamente durante os primeiros 15 anos deste século, foi perdendo espaço, e caiu para o segundo lugar.
Como agravante para a marca italiana há o fato de que seus carros de passeio saíram do “top 5” de vendas. A montadora, agora, é mais forte no segmento de comerciais leves, impulsionada pelo sucesso de Toro e Strada.
A Volkswagen, por sua vez, viu a liderança histórica do Gol ir por água abaixo com a chegada do Up! Como o carrinho aposentou o Gol G4, o volume de emplacamentos do veterano acabou perdendo força.
Ainda assim, embalado pela força de seu nome, o Gol conseguiu se manter no “top 5” de vendas. Isso ajudou a Volks a ficar próxima da Fiat no ranking de emplacamentos durante todo o ano de 2017.
As armas de 2017
Argo e Polo foram os grandes lançamentos de Fiat e Volkswagen no ano passado. O Argo veio no primeiro semestre, mas suas vendas demoraram a embalar. Ele passou os primeiros meses longe do “top 10”.
O Polo, lançado no último trimestre, teve um início mais contundente. Em novembro, seu primeiro mês completo de vendas, ficou muito próximo do “top 10”.
Isso ajudou a Volkswagen a ficar à frente da Fiat naquele mês, dando início à batalha que promete se desenrolar neste ano.
Apesar disso, a italiana conseguiu fechar 2017 na segunda posição, uma à frente da Volks.
Início de 2018
Após anos, anos e mais anos atrás da Fiat, a Volkswagen iniciou este ano na frente. Foi a segunda marca que mais vendeu carros e comerciais leves no Brasil em janeiro.
A Fiat ficou com a terceira posição. A razão da inversão é o Polo. Com pouquíssimo tempo de mercado, ele se tornou o Volkswagen mais vendido do País.
Mais que isso: em janeiro, ele foi o quarto carro mais emplacado em território nacional. Somou 6.632 unidades vendidas.
Com isso, já garante uma chegada mais bem sucedida que a do Argo, embora ainda seja cedo para dizer qual dos dois vai se dar melhor a longo prazo.
Em janeiro, o Argo somou 4.972 unidades vendidas. Com isso, foi o sétimo carro mais emplacado do País.
A Volks também foi bem com o Gol, sexto colocado no ranking. Enquanto isso, o Mobi ficou com o oitavo lugar.
A boa notícia para a Fiat é que o concorrente direto de seu carrinho, o Up!, não fez bonito no mês passado: ele ficou fora do “top 20”.
Além disso, a Fiat conseguiu amenizar a diferença com seus comerciais leves. Strada e Toro, juntas, somaram cerca de 9 mil emplacamentos, bem acima da dupla Saveiro e Amarok, com 4.200, aproximadamente.
Assim, embora a Volks tenha conseguido levar vantagem, ela foi pequena. A alemã registrou 26.342 emplacamentos em janeiro, ante os 23.409 da Fiat.
A ‘guerra’ está vencida?
Não. Muito longe disso. Se as linhas de Fiat e Volkswagen fossem mantidas até o fim do ano, sem lançamentos, tudo dependeria dos desempenhos de Argo e Polo. Minha aposta: a “guerra” seria vencida pela marca que conseguisse emplacar mais unidades de seu hatch premium.
Isso porque Argo e Polo fazem parte do maior segmento do Brasil. E, por ora, nem Fiat nem Volkswagen têm representantes na segunda maior categoria, a de SUVs compactos.
Porém, para o primeiro semestre, ambas têm importantes lançamentos no terceiro mais importante segmento do País: o de sedãs compactos. Virtus e Cronos, que chegam nas próximas semanas, vão ajudar Argo e Polo a determinar qual será a marca vice-líder de vendas.
É difícil dizer qual dos dois sedãs vai se dar melhor. No caso do Cronos, o preço ainda nem foi divulgado. Os preços do Virtus você pode conferir aqui.
E quanto aos próximos lançamentos?
É neste quesito que eu acho que está a vantagem da Volkswagen. Se eu tivesse de apostar algumas moedas, diria que, no fim do ano, é a alemã quem terá vencido essa “guerra” particular.
A marca vai lançar neste ano o novo Jetta, que chegará para tentar desafiar Civic e Cruze na briga pelo segundo lugar do ranking de sedãs médios – em volume de vendas, o Corolla, líder, não tem concorrentes.
O principal lançamento, no entanto, será a nova geração da Saveiro. Se ela for lançada como uma compacta, como a versão atual, vai atacar diretamente a Strada, já defasada, mas extremamente importante na estratégia da Fiat. Hoje, a picapinha é o modelo mais vendido da italiana.
Se a Volkswagen optar para lançar a nova Strada como picape intermediária, a vítima poderá ser outro modelo da Fiat. Trata-se da Toro, que hoje reina praticamente sozinha no segmento.
Enquanto isso, além do Cronos, não há rumores sobre outro grande lançamento da Fiat. A montadora deve investir apenas em renovações de visual e motores – atualizações que incluem a líder Strada.
Para os próximos anos
Mais do que vencer em 2018, a Volks pode levar uma ampla vantagem nos anos seguintes. Será nesse período que ela entrará em segmentos nos quais ainda não atua.
A Volkswagen já tem confirmados os lançamentos de dois SUVs, um compacto e um médio.
No primeiro caso, os rivais serão HR-V, Creta e cia. No segundo, o todo-poderoso Compass, SUV mais vendido do País.
O SUV compacto da Volks será feito no Brasil. O médio, na Argentina.
Enquanto isso, a Fiat estuda fazer um SUV derivado da Toro, que pode ser compacto ou médio.
Porém, não dá para descartar o poder de fogo da italiana. Afinal, estamos falando da montadora que dominou o mercado brasileiro neste século, investindo sempre em soluções criativas (como Toro e Strada de cabine dupla) e ótimo custo-benefício.
Será que a marca italiana tem alguma carta na manga para vencer essa “guerra”? A conferir.
Vale lembrar também que janeiro costuma ser um mês de vendas atípico. Portanto, há possibilidade de esse panorama sofrer grande mudança nos próximos meses.
E vocês, o que acham? Quem vai ser dar melhor na “guerra” entre Fiat e Volkswagen?
NAS REDES SOCIAIS
FACEBOOK
INSTAGRAM: @blogprimeiraclasse
VEJA TAMBÉM: OS 20 CARROS MAIS VENDIDOS DE JANEIRO
20º HYUNDAI CRETA
2.875 UNIDADES
19º HONDA FIT
2.882 UNIDADES
18º TOYOTA HILUX
2.934 UNIDADES
17º VOLKSWAGEN FOX
3.102 UNIDADES
16º VOLKSWAGEN SAVEIRO
3.155 UNIDADES
15º TOYOTA ETIOS HATCH
3.317 UNIDADES
14º NISSAN KICKS
3.331 UNIDADES
13º HONDA HR-V
3.874 UNIDADES
12º FIAT TORO
3.893 UNIDADES
11º TOYOTA COROLLA
4.486 UNIDADES
10º JEEP COMPASS
4.546 UNIDADES
9º FIAT MOBI
4.679 UNIDADES
8º FIAT ARGO
4.972 UNIDADES
7º FIAT STRADA
5.372 UNIDADES
VOLKSWAGEN GOL 1.0 CITY (4.491 vendidos)
10 mil km - R$ 213,67
20 mil km - R$ 509,17
30 mil km - R$ 438,67
5º CHEVROLET PRISMA
5.926 UNIDADES
4º VOLKSWAGEN POLO
6.632 UNIDADES
3º HYUNDAI HB20
7.436 UNIDADES
2º FORD KA
7.656 UNIDADES
1º CHEVROLET ONIX
16.058 UNIDADES
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.