Vai começar a primeira categoria destinada a monopostos elétricos homologada pela FIA. A primeira etapa da Fórmula E será neste fim de semana, em circuito de rua montado em Pequim – aliás, todas as provas serão em circuitos de rua (veja calendário abaixo). A transmissão de todas as corridas será, no Brasil, pela Fox Sports.
(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)
E a competição contará com nomes que são considerados em qualquer lista de melhores pilotos de todos os tempos: Piquet, Prost e Senna. Opa, você leu errado? Não, é isto mesmo; os três estarão lá.
Mas não estamos falando de Nelson, Alain e Ayrton, que juntos têm um total de dez títulos mundiais na Fórmula 1. Estamos falando de seus descendentes.
Nelson Angelo Piquet, ou Nelsinho, 29 anos e filho do tricampeão Nelson Piquet, passou a competir no automobilismo norte-americano após deixar a equipe Renault na Fórmula 1, em 2009, é agora piloto da equipe China Racing de Fórmula E.
Nicolas Prost, 33 anos, filho do tetracampeão de F-1 Alain, nunca correu na principal categoria do automobilismo. O foco de sua carreira, após as categorias de base, foi no Mundial de Endurance. Já participou diversas vezes da 24 Horas de Le Mans, nas categorias GT (carros de turismo) e LMP1 (protótipos).
Na Fórmula E, Prost é piloto da E-Dams Renault, suportado pela montadora francesa, com sede em Le Mans e dirigido por seu pai. Seu companheiro é o ex-F1 Sebastian Buemi.
Bruno Senna, sobrinho do tricampeão Ayrton, partiu para o Mundial de Endurance após sair da Williams, no fim de 2012, substituído pela sensação do campeonato de 2014, Valtteri Bottas. Neste ano, Bruno disputou a 24 Horas de Le Mans como piloto da Aston Martin.
Aos 30 anos, Bruno compete na Fórmula E pela equipe Mahindra, oficial da montadora indiana.
MAIS SOBRE A FÓRMULA E
Além de Renault e Mahindra, a Audi também está envolvida na Fórmula E. Tem uma equipe de fábrica. Um dos pilotos é o brasileiro Lucas di Grassi, também ex-Fórmula 1 (correu pela equipe Virgin) e agora disputando o Mundial de Endurance (também pela Audi).
A BMW é outra montadora envolvida na competição. Embora não tenha equipe nem forneça motores, oferece os “safety car” da competição, que são os modelos de sua divisão “i”, o compacto elétrico i3 e o esportivo híbrido i8.
O grid está repleto de ex-pilotos da Fórmula 1. Além dos já citados, há Takuma Sato, Karun Chandhok, Jarno Trulli, Nick Heidfeld e Jaime Alguersuari.
CALENDÁRIO
Pequim, China – 13 de setembro de 2014
Putrajaya, Malásia – 22 de novembro de 2014
Punta del Este, Uruguai – 13 de dezembro de 2014
Buenos Aires, Argentina – 10 de janeiro de 2015
Local a ser definido – 14 de fevereiro de 2015
Miami, EUA – 14 de março de 2015
Long Beach, EUA – 4 de abril de 2015
Monte Carlo, Mônaco – 9 de maio de 2015
Berlim, Alemanha – 30 de maio de 2015
Londres, Inglaterra – 27 de junho de 2015
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.