Em setembro, publiquei aqui o teste que fiz com o Samsung Galaxy S10+ para fotos de viagem. Agora, é a vez do novo smartphone topo de linha da marca sul-coreana, o Galaxy Note 10+.
O aparelho foi lançado em setembro no mercado brasileiro, e traz muito em comum com o irmão da linha S. Em alguns aspectos, é inferior. Em outros, superior.
Para o Galaxy Note 10+, o tema escolhido para fotos foi o principal deste blog: carros! Porém, aproveitei para produzir também alguns vídeos com o aparelho, que você pode ver aqui neste post.
Entre eles, há o da nova executiva da Latam no Stormtrooper Plane, o avião com pintura em homenagem à saga “Star Wars”. O tema combinou bastante com o recurso de que mais gostei no smartphone: o foco dinâmico para vídeos.
Com ele, dá para criar fundos que dão uma atmosfera cinematográfica, ou vintage, ao vídeo. O foco dinâmico, assim como no Samsung Galaxy S10+, também está disponível para fotos.
Câmeras do Samsung Galaxy Note 10+
Como no S10+, o Note 10+ traz três câmeras traseiras, que permitem um modo normal, aproximação com excelente resolução (super zoom) e ultra-wide. A terceira é permite captar todo um local, ou objeto, estando bem próximo dele.
Porém, como no S10+, dependendo do ângulo, distorce um pouco as pessoas.
Achei a qualidade das câmeras traseiras do Galaxy Note 10+ excelente, mas um pouco inferior à do S10+. Ainda assim, a câmera dianteira dá a impressão de ser superior, até porque a tela maior facilita a produção de conteúdo no modo “selfie”.
O Galaxy Note 10+ traz também a função que permite produzir conteúdo para postar diretamente no Stories do Instagram. Outro destaque é o modo noturno, que produz diversas fotos a partir de um mesmo click, à noite.
Com isso, não é preciso usar o flash, que pode causar algumas distorções de luz. A foto noturna fica com excelente qualidade. Porém, aqui também há uma distorção às imagens de pessoas. Esse modo é bom para fotografar objetos estáticos e locais.
Outras funções do smartphone
Vale destacar também algumas outras funções do Galaxy Note 10+ que não fazem parte desse teste, mas que são bem legais. Aparelho com mais foco no trabalho que o S10+, ele tem a chamada S Pen.
Com a canetinha, dá para fazer anotações “à mão” no bloco de notas, e imediatamente convertê-las em texto digital. A conversão geralmente é precisa mas, em tempos em que cada vez menos escrevemos à mão, é preciso tomar cuidado com a grafia para ter um bom resultado.
Além disso, o Galaxy Note 10+ tem um editor de vídeos. Usando a S Pen, fica mais fácil assinalar o lugar exato do corte.
A tela de 6,8″ infinita também agrada bastante. É ótima opção para assistir vídeos, trazendo uma experiência bem melhor do que as oferecidas por smartphones com telas convencionais.
Quanto às críticas, não são diferentes das feitas ao S10+. O mecanismo de disparo das fotos com a câmera dianteira é preciso. E, ao produzir vídeos com o estabilizador de imagens acionado, não dá para mudar o zoom.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.