É, pessoal. Aquilo que já dava sinais de que estava prestes a acontecer finalmente foi confirmado. O Golf está praticamente dizendo adeus. Mas ainda não totalmente.
Ou, talvez, possa resistir ainda no Brasil mesmo na próxima geração, nos moldes que a Volkswagen está adotando agora. Mas jamais como um modelo com vendas expressivas, como ele já foi.
O Golf que teremos daqui em diante é um símbolo da paixão por automóveis. De fato, o hatch da Volkswagen, um dos carros mais vendidos da Europa, sempre foi muito apreciado pelos entusiastas automotivos.
Vídeo da semana: Teste e todos os detalhes do VW T-Cross 1.0 turbo
Agora, porém, o Golf vai sobreviver como aquilo que já estava se tornando: um modelo de nicho para clientes totalmente guiados pela emoção.
Veja também: Usados bons para comprar com R$ 40 mil
1/10
HYUNDAI HB20 PREMIUM AT 15/15 - R$ 38.500
A versão de topo do HB20 é bem equipadinha, com ar-condicionado automático, central multimídia e bancos de couro. O motor é um valente 1.6 de 128 cv acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
2/10
PEUGEOT 208 1.2 ACTIVE 17/18 - R$ 38 MIL
O 208 com motor 1.2 pode não ser um arroubo de desempenho, mas é muito econômico e gostoso de dirigir na cidade. Além disso, o hatch é estiloso, confortável e bem acabado.
3/10
CHEVROLET PRISMA LTZ 1.4 AT 14/15 - R$ 40 MIL
O Prisma é o sedã compacto mais vendido do País. Unidades mais antigas, mas da versão de topo com câmbio automático, já podem ser encontradas abaixo dos R$ 40 mil. Vale pesquisar os menos rodados e com histórico de manutenção em dia.
4/10
VOLKSWAGEN JETTA 2.0 11/11 - R$ 38 MIL
Quem quiser rodar de sedã médio já consegue comprar um Jetta 2011 por menos de R$ 40 mil. O motor 2.0 é antigo, mas é valente e consegue dar desempenho satisfatório ao modelo. O espaço interno é amplo e o porta-malas é cavernoso, com mais de 500 litros.
5/10
FORD FIESTA TITANIUM MANUAL 13/14 - R$ 38 MIL
O pulo do gato é evitar as versões com câmbio automatizado Powershift e procurar um modelo manual mesmo. A versão Titanium é a de topo do Fiesta e o hatch tem itens importantes, como sete air bags, ar-condicionado automático e bancos de couro.
6/10
HONDA FIT LX 15/15 - R$ 40 MIL
Com R$ 40 mil já é possível levar um Fit da geração atual. A versão é a de entrada, bem pelada, e tem só o básico. Mas o Fit é espaçoso, prático, econômico e barato de manter.
7/10
CHEVROLET ONIX LTZ AT 14/15 - R$ 39 MIL
A versão de topo do Onix é uma compra certa. O modelo é confiável, bem equipado e tem uma desejada transmissão automática. A central multimídia ainda é a primeira versão do MyLink, mas quebra o galho.
8/10
VOLKSWAGEN FOX HIGHLINE 1.6 15/15 - R$ 38 MIL
A versão de topo do Fox é pra lá de bem equipada, tem o mesmo motor 1.6 de 120 cv usado no Polo atual e com um pouco de pesquisa dá até pra encontrar unidades com teto solar elétrico.
9/10
CHEVROLET SONIC SEDAN 13/14 - R$ 38 MIL
Quase ninguém lembra do Sonic, já que o modelo ficou pouco tempo em mercado e não era dos mais populares. O sedã é espaçoso e gostoso de dirigir. O motor 1.6 de 120 cv dá conta do recado e o câmbio automático ajuda no dia a dia. Bom para quem quer sair da mesmisse.
10/10
TOYOTA ETIOS X 1.3 17/18 - R$ 39 MIL
Com R$ 40 mil até dá para levar modelos mais antigos de versões mais equipadas. Mas os 17/18 já são reestilizados e ganharam o bom painel digital. Todos também têm câmbio manual de seis marchas, ante as cinco do modelo mais antigo.
Novo posicionamento do Golf
A notícia chegou há dois dias. A Volkswagen vai deixar de oferecer o Golf nas versões com motor 1.0 e 1.4 turbinados. Agora, ficará disponível apenas a GTI, que tem o 2.0 turbo de 220 cv.
No Brasil, o Golf GTI é a versão esportiva, que encanta os entusiastas e é sonho de consumo. Deixando apenas essa opção à venda, a VW posiciona o modelo como carro de nicho.
É uma decisão muito correta, em minha opinião. Porque não adianta mais as montadoras insistirem: no País, os hatches médios morreram.
Foram atropelados pelos SUVs compactos, e viram a queda vertiginosa de suas vendas. No primeiro bimestre, o Golf teve apenas 526 unidades vendidas e o Focus, 230.
O modelo da Ford, aliás, já teve seu fim anunciado. Ele está parando de ser produzido na Argentina, e não terá sucessor.
O Cruze Sport6 consegue ir um pouco melhor. Somou 1.129 emplacamentos. Talvez por isso, ele ainda consiga sobrevida. A expectativa é de que o modelo receba reestilização ainda este ano, junto com o hatch.
Por que o Golf GTI
A decisão de manter o Golf GTI, no entanto, tem um bom fundamento. O carro, com preço de R$ 149.290, vende bem para um modelo desse preço.
Estima-se que, por mês, os emplacamentos fiquem entre 70 e 100 unidades. O que não é pouco, para uma gama que faz médias mensais de 250 emplacamentos.
Fiquei bastante impressionada ao saber desse número do Golf GTI. O que mais uma vez demonstra: hatches, agora, só de nicho.
Por outro lado, não dá para imaginar que o carro, na próxima geração (já em testes na Europa), possa ser brasileiro, como é o atual. Os números de modelos de nicho não justificam a produção local.
Porém, dá para começar a pensar que a ideia de importar o GTI não é ruim. Afinal, preço (alto) não é um grande problema quando o carro é para clientes guiados pela importação.
E, quem sabe para “ensaiar” uma importação, até o fim do ano a Volkswagen passará a trazer ao País o híbrido Golf GTE. Importado da Europa.
Veja também: Nova geração do Range Rover Evoque
1/9
SEGUNDA GERAÇÃO DO SUV TEM ESTILO EVOLUTIVO
.
2/9
PERFIL CONTINUA FACILMENTE RECONHECÍVEL
.
3/9
LINHAS TÊM INSPIRAÇÃO NO VELAR
.
4/9
TRASEIRA TEM LANTERNAS LIGADAS POR FAIXA QUE ATRAVESSA TAMPA DO PORTA-MALAS
.
5/9
BRASIL TERÁ VERSÕES COM 250 CV E 300 CV
.
6/9
CABINE FICOU MAIS MODERNA COM DUAS TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE
.
7/9
INTERIOR ESTÁ MAIS ESPAÇOSO DO QUE MODELO ANTERIOR
.
8/9
ENTRE-EIXOS FICOU DOIS CENTÍMETROS MAIOR E PASSAGEIROS DE TRÁS TÊM MAIS ESPAÇO
.
9/9
MOTOR É SEMPRE 2.0 TURBO, MESMO CONJUNTO QUE EQUIPA VELAR, DISCOVERY SPORT E JAGUAR E-PACE