Primeira Classe

O carro que virou símbolo da paixão por automóveis

Golf vai sobreviver com uma nova proposta: conquistar clientes totalmente guiados pela emoção

Rafaela Borges

30 de mar, 2019 · 5 minutos de leitura.

Volkswagen Golf na versão GTI" >
Volkswagen Golf GTI
Crédito: Foto: Tiago Queiroz/Estadão

É, pessoal. Aquilo que já dava sinais de que estava prestes a acontecer finalmente foi confirmado. O Golf está praticamente dizendo adeus. Mas ainda não totalmente.

Ou, talvez, possa resistir ainda no Brasil mesmo na próxima geração, nos moldes que a Volkswagen está adotando agora. Mas jamais como um modelo com vendas expressivas, como ele já foi.

O Golf que teremos daqui em diante é um símbolo da paixão por automóveis. De fato, o hatch da Volkswagen, um dos carros mais vendidos da Europa, sempre foi muito apreciado pelos entusiastas automotivos.

Publicidade


Vídeo da semana: Teste e todos os detalhes do VW T-Cross 1.0 turbo

 

Agora, porém, o Golf vai sobreviver como aquilo que já estava se tornando: um modelo de nicho para clientes totalmente guiados pela emoção.


Veja também: Usados bons para comprar com R$ 40 mil

 

Novo posicionamento do Golf

A notícia chegou há dois dias. A Volkswagen vai deixar de oferecer o Golf nas versões com motor 1.0 e 1.4 turbinados. Agora, ficará disponível apenas a GTI, que tem o 2.0 turbo de 220 cv.


No Brasil, o Golf GTI é a versão esportiva, que encanta os entusiastas e é sonho de consumo. Deixando apenas essa opção à venda, a VW posiciona o modelo como carro de nicho.

LEIA TAMBÉM

É uma decisão muito correta, em minha opinião. Porque não adianta mais as montadoras insistirem: no País, os hatches médios morreram.


Foram atropelados pelos SUVs compactos, e viram a queda vertiginosa de suas vendas. No primeiro bimestre, o Golf teve apenas 526 unidades vendidas e o Focus, 230.

O modelo da Ford, aliás, já teve seu fim anunciado. Ele está parando de ser produzido na Argentina, e não terá sucessor.

O Cruze Sport6 consegue ir um pouco melhor. Somou 1.129 emplacamentos. Talvez por isso, ele ainda consiga sobrevida. A expectativa é de que o modelo receba reestilização ainda este ano, junto com o hatch.


Por que o Golf GTI

A decisão de manter o Golf GTI, no entanto, tem um bom fundamento. O carro, com preço de R$ 149.290, vende bem para um modelo desse preço.

Estima-se que, por mês, os emplacamentos fiquem entre 70 e 100 unidades. O que não é pouco, para uma gama que faz médias mensais de 250 emplacamentos.

Fiquei bastante impressionada ao saber desse número do Golf GTI. O que mais uma vez demonstra: hatches, agora, só de nicho.


Por outro lado, não dá para imaginar que o carro, na próxima geração (já em testes na Europa), possa ser brasileiro, como é o atual. Os números de modelos de nicho não justificam a produção local.

Porém, dá para começar a pensar que a ideia de importar o GTI não é ruim. Afinal, preço (alto) não é um grande problema quando o carro é para clientes guiados pela importação.

E, quem sabe para “ensaiar” uma importação, até o fim do ano a Volkswagen passará a trazer ao País o híbrido Golf GTE. Importado da Europa.


Veja também: Nova geração do Range Rover Evoque

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.