Nem o céu parece estar sendo limite para o sucesso do hatch Chevrolet Onix. Líder desde 2015, o carro passou, a partir de 2017, a registrar eventualmente vendas superiores à soma de segundo e terceiro colocados.
SAIBA MAIS
- Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
- A jogada de mestre da Volkswagen
- O dia em que os hatches médios morreram
Este ano, não está sendo diferente. Aliás, está sendo ainda melhor para o Onix. E pior para a concorrência.
Em novembro, é alta a possibilidade de o hatch Chevrolet Onix bater recorde. Se isso se confirmar, esta será a terceira vez em 2018 que o modelo marca seu melhor resultado da história.
VEJA TAMBÉM: 20 USADOS PARA COMPRAR DE OLHOS FECHADOS
Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
Histórico do hatch Chevrolet Onix
21.758 unidades. Esse foi o número de vendas obtido pelo Onix em agosto. Aquele, então, passou a ser o melhor mês de vendas do líder do ranking, superando novembro de 2017 – quando somou cerca de 19 mil exemplares comercializados.
VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O NOVO AUDI R8, QUE CHEGA EM 2019
Mas o carro não parou por aí. Em outubro, voltou a superar sua melhor marca. No mês passado, o hatch Chevrolet Onix somou 22.324 emplacamentos.
Outubro foi o melhor mês de 2018 (não o da história) para alguns carros, como o Ford Ka e o Volkswagen Gol. Mas não para todos. Para ficar na lista dos cinco mais vendidos, HB20 e Polo tiveram momentos bem melhores neste ano.
Isso aumenta o mérito do Onix. Só que outubro parece não ter sido suficiente para o hatch da Chevrolet.
Novo recorde à vista
De 1º a 28 de novembro, o Onix obteve 19.251 unidades vendidas. Isso não é só mais que a soma de segundo e terceiro colocados. É bem mais que essa soma.
Juntos, Ka, o vice, e HB20, terceiro, tiveram 14.880 emplacamentos no mesmo período. Além disso, a maioria dos modelos deve registrar queda neste mês, na comparação com outubro. Afinal, novembro será encerrado com um total de 20 dias úteis – os demais meses costumam ter entre 23 e 24.
NO INSTAGRAM
Porém, o Onix tem alta possibilidade de bater um novo recorde. Se suas média diária de 1.070 unidades fosse mantida nos dois últimos dias úteis (29 e 30), o hatch atingiria cerca de mil exemplares emplacados a menos que em outubro.
Porém, é comum (para não dizer que é regra) o ritmo de emplacamentos passar por alta aceleração nos dois últimos dias de cada mês. Isso vem ocorrendo no decorrer de todo o ano de 2018.
Por isso, as chances de novo recorde para o hatch Chevrolet Onix são reais. Quem pode parar esse líder?
O que vem por aí
O Onix poderá ser o primeiro carro do segmento a receber internet 4G a bordo. Essa tecnologia estreia no Cruze 2019 (leia detalhes aqui). Depois, será incorporada a toda linha Chevrolet.
O hatch Chevrolet Onix deverá recebê-la no fim de 2019, data para a qual está prevista a chegada de sua nova geração.
Com isso, vai atrair ainda mais o público que conquistou graças a, num primeiro momento, sua central multimídia.
E os concorrentes? O HB20 acabou de passar por reestilização, e não deverá mudar no ano que vem. Dicas sobre o visual da nova geração do carro, que não vem antes de 2020, foram dadas no Salão do Automóvel (no início de novembro) pelo protótipo Saga.
O Ka também mudou recentemente, e não terá nova geração antes de 2020. O mesmo vale para o Gol.
E enquanto a concorrência não se mexe, o hatch Chevrolet Onix continua nadando de braçada, algo que poderá facilmente continuar fazendo nos próximos anos.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.