No contexto do comparativo entre oito hatches compactos 1.0 à venda no Brasil (leia aqui), os integrantes do Jornal do Carro dão suas opiniões sobre o segmento. A cada um dos integrantes, foi feita a pergunta: que carro dessa categoria você compraria e por quê?
Abaixo, confira as respostas.
Tião Oliveira, editor
Eu vou de Gol. Embora seja um dos projetos mais antigos, é mais espaçoso que o Up!, por exemplo (minha segunda opção). O Volkswagen é um carro à mão, gostoso de guiar, com manutenção fácil e bom valor de revenda.
Rafaela Borges, editora assistente
Eu compraria o Up! De preferência o TSI. Mas, se não houvesse essa possibilidade, ainda assim ficaria com o aspirado. Falta uma central multimídia legal, mas pelo menos há entrada USB e conexão Bluetooth, para eu ter diversas possibilidades de ouvir minhas músicas. O acabamento também poderia ser um pouco melhor. Fora isso, ele tem tudo o que me agrada em um carro. É pequeno, fácil de estacionar, tem agilidade para mudanças de trajetórias e faz curvas bem. E anda, viu! O TSI é um foguetinho, mas mesmo o aspirado é bom de retomadas. Eu gostaria mesmo é de um Up! TSI com câmbio automatizado DSG do Golf. Pena que essa opção não existe na linha Volkswagen.
Hairton Ponciano, repórter
Se meu pai me dissesse para escolher um carro 1.0 e que ele pagaria, eu iria de Up! Acho o carro muito bom de andar. Acelera bem, freia bem, é bom de curvas… Mas não é barato, e a ideia de meu pai me dizer para escolher um carro é apenas um devaneio. Como eu tenho de pagar pelos meus carros, aí entra o tal do custo-benefício, e nesse caso eu iria de HB20, outro ótimo representante do segmento, e um pouco mais espaçoso.
Thiago Lasco, repórter
Ainda que o Ka, o Up! e até o Gol também tenham qualidades que me agradam, eu bateria o martelo com o HB20. Ele tem desempenho compatível com o do rival mais potente do segmento (o Ka, de 85 cv) e, ao mesmo tempo, entrega o melhor acabamento do grupo – dependendo do catálogo, dá até pra se sentir em um modelo de categoria superior. O Up! é muito divertido na cidade e seu motor emite um gostoso ronronar, mas os bancos finos demais cansam com o tempo e o despojamento da cabine é excessivo pelo preço cobrado. O Ka tem ótimo conjunto mecânico, mas seu estilo é um tanto genérico e o pós-venda da Ford joga a pá de cal que faltava. O Gol ficou muito melhor com motor e painel novos, mas já não esconde o peso da idade. E o Onix, com comportamento dinâmico de 1.0 à moda antiga, é carta fora do baralho. No fim das contas, o HB20 é mesmo a melhor opção.
José Antonio Leme, repórter
Na gama de carros 1.0 disponível no País, eu fico dividido entre o Ford Ka e o Volkswagen Up! Gosto muito do Ka, mas não há como negar que ele tem um câmbio preciso, porém duro, e um bom acerto de suspensão. Porém, é muito caro. Acabo ficando com o Up!, que além de oferecer uma opção 1.0 turbo aos mais endinheirados – e que é divertidíssima – tem câmbio igualmente preciso, porém, mais macio que do Ka – o mesmo digo da suspensão.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.