Primeira Classe

HB20 e HR-V terão fim de ano eletrizante

Eles estão envolvidos nas duas melhores disputas do encerramento de 2018

Rafaela Borges

11 de dez, 2018 · 6 minutos de leitura.

HB20 e HR-V" >
Hyundai HB20
Crédito: Foto: JF Diorio/Estadão

HB20 e HR-V estão na dianteira das duas disputas mais emocionantes no mercado de carros. Pela vice-liderança dos hatches pequenos e a liderança dos SUVs compactos, o Hyundai e o Honda levaram pequena vantagem até o fim de novembro.

VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O PRIMEIRO CARRO HÍBRIDO BRASILEIRO


 

Porém, nos últimos meses, a vantagem desses protagonistas veio sendo descontada pelos rivais. Principalmente pelo Ka, no caso do Hyundai, e o Creta, no caso do Honda

Os dois modelos encostaram nos líderes. No caso dos SUVs compactos, há um empate técnico. Até o fim de dezembro, a disputa dos dois segmentos está aberta.


Mas, mesmo que tenham perdido vantagem, o que poderia dar a entender que estão em decadência, enquanto os rivais crescem, eu ainda aposto em HB20 e HR-V para o primeiro lugar. Por quê? Simples: eles são mais consistentes que seus concorrentes.

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM NOVEMBRO

 


Vantagens de HB20 e HR-V

Só tem um carro que é mais amado que o HB20 no Brasil: o Onix. O Chevrolet líder de vendas vai bem com todo tipo de público.

O HB20 não vai bem nas vendas diretas. Essa modalidade é realizada, geralmente, no atacado, para empresas e grandes frotas. Porém, taxistas, pessoas com necessidades especiais e, em alguns casos, produtores rurais, também compram diretamente.

Em comum? Os descontos são sempre muito bons. Aqui, na maioria dos casos, valem mais o desconto oferecido pela montadora e as condições de pagamento que a empatia do cliente com o produto.


Claro que há exceções. O público PCD, por exemplo, tem diversas opções disponíveis no mercado. Nesse caso, a lógica é a mesma do varejo: vale a o gosto do consumidor, a credibilidade do produto e até a reputação da montadora. E, claro: preço bom sempre ajuda.

Só que HB20 e HR-V praticamente não existem no ranking de vendas diretas. E, enquanto os rivais têm fortes oscilações, por conseguirem ou não fortes vendas diretas em um determinado mês, HB20 e HR-V se mantêm estáveis em emplacamentos.

Isso porque o varejo (vendas nas concessionárias, sem grandes descontos e vantagens) garante um desempenho mais regular. Com raras exceções – grandes oscilações do mercado, ou promoções oferecidas para o modelo ou um rival -, o desempenho mensal acaba ficando sempre em média semelhante.


É por isso que, mesmo que outros rivais se destaquem mensalmente, HB20 e HR-V acabam sempre mantendo o primeiro lugar no acumulado do ano.

HB20 x concorrente

O HB20 é 15º carro mais vendido na modalidade direta e segundo no varejo. No acumulado do ano, às vendas diretas representam 20,2% de seus emplacamentos.

No caso do Ka, são 42,7%. O Gol não está na briga, mas ficou em segundo lugar em novembro – e pode entrar nesta batalha em 2019. As vendas diretas são 66,4% de seu volume.


Nem que quisesse, o HB20 poderia investir forte em vendas para grandes frotas. Sua produção é limitada. A fábrica faz 190 mil unidades por ano em três turnos, dividida entre Creta, o hatch e o sedã HB20S. O varejo absorve quase tudo.

No acumulado do ano, o HB20 tem 96.511 emplacamentos, ante os 94.752 do Ka.

HR-V x rival

No acumulado de 2018, o HR-V é o sexto carro mais emplacado no varejo. Nas vendas diretas, é apenas 54º.


As entregas diretas representam 6,5% de seus emplacamentos, ante 38,9% do Creta, seu principal rival na briga pela liderança dos SUVs compactos.

Este ano, o Honda soma 44.240 unidades vendidas, ante 44.057 do Hyundai.

 


CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Tem post novo sobre minha aventura no deserto ao volante deste Mustang conversível, de Las Vegas ao Grand Canyon. Link na bio #lasvegas #grandcanyon #nevada #arizona #eua #usa #natureza #aventura #ontheroad #roadtrip #estrada #viagem #viajando #mustang #carro

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.