A história do carro off-road que as famílias amam

Discovery celebra 30 anos como carro mais versátil da Land Rover

Land Rover Discovery Crédito: Rafael Arbex/Estadão

Quando a Land Rover fez o lançamento mundial do Discovery 4, em 2009, o novo Range Rover Sport foi apresentado em conjunto. Depois disso, andamos ainda no renovado Range Rover, o topo de linha, que aqui é Range Rover Vogue.

Enquanto o Sport e o Vogue usaram e abusaram do asfalto – embora tenham passado por trechos off-road -, com o Discovery o esquema foi totalmente fora de estrada. Só ele passou por trechos alagados muito profundos.

Continua depois do anúncio

Primeira geração (Fotos: Land Rover/Divulgação)

 

Além disso, apenas o Discovery venceu pedras e conseguiu sair de buracos muito profundos e cheios de lama.

Uma geração depois, o carro deixou de receber um número à frente de seu nome. Se assim continuasse, seria Discovery 5, mas agora é só Discovery.


 

Vídeo da semana: Avaliamos a Triumph Speed Twin


 

 

Nem por isso, perdeu sua aptidão off-road. Pelo contrário: ela foi aprimorada. Tanto que o lançamento do modelo para o mercado brasileiro foi em condições extremamente adversas, em Alter do Chão, no Pará. E ele se deu muito bem.


Dá para dizer, sem medo de errar, que o Discovery é hoje o mais off-road da família Land Rover. Até porque, no momento, o Defender não está sendo produzido.

Porém, tanto na geração 3 quanto na atual, o Discovery é também o carro mais família da montadora britânica.


O segundo Discovery

 

Ao mesmo tempo que ele tem aptidão fora de estrada incrível, oferece muito conforto ao rodar, espaço, imenso porta-malas, sete lugares, etc. A fórmula perfeita para agradar o consumidor familiar.

Mas por que estamos contando a vocês essa idiossincrasia do Discovery? Porque, neste ano de efemérides (já teve Mustang, Kadett, Golf e até 100 anos da Ford no Brasil), o Land Rover trintou.


E, nesses 30 anos do modelo mais versátil da marca, vou contar um pouquinha da história dele para vocês.

 

Veja também: Os carros de luxo mais vendidos em março


Veja mais: detalhes da galeria

30 anos do Discovery

A primeira geração do Land Rover teve longa vida. Foi feita de 1989 a 1998. Já nasceu com as linhas quadradas que o modelo só perdeu na atual encarnação.

Com muitos componentes em comum com o Range Rover, teve versões de motor entre quatro e oito cilindros e carrocerias de duas ou quatro portas.

A segunda geração apresentou um avanço visual ante a primeira. O estilo quadradão, no entanto, foi mantido. Feita de 1998 a 2004, era mais parruda e tinha 4,7 metros de comprimento (16 cm a mais que a primeira).


Discovery 3

O terceiro Discovery ficou um pouco mais suave visualmente, embora maior (4,85 metros). Foi produzido entre 2004 e 2009.

Entre o Discovery 3 e o 4 não houve mudança de plataforma. As linhas evoluíram, especialmente no farol e capô, e ficaram bem mais modernas. As dimensões, no entanto, eram praticamente as mesmas.


LEIA TAMBÉM

 

A linha atual

A quarta geração teve longa carreira, até 2017, quando o modelo atual foi lançado. A atual encarnação é uma revolução em design, pois não há mais o estilo “caixa”.


 

 


O SUV agora é arredondado na frente, embora mantenha uma traseira achatada. Ele também faz parte de uma família como a Land Rover (que tem o Vogue, o Sport, o Evoque e mais recentemente ganhou o Velar).

O Discovery é por enquanto uma família de dois apenas, sendo o outro integrante o Sport (sucessor do Freelander). Há expectativa de que ela cresça.

 


Veja também: Os SUVs mais vendidos em março

Veja mais: detalhes da galeria

 

 


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio