Primeira Classe

Mustang faz 55 anos e celebra liderança

Mustang foi apresentado em 17 de abril de 1964

Rafaela Borges

18 de abr, 2019 · 5 minutos de leitura.

Ford Mustang" >
Ford Mustang
Crédito: Foto: Tiago Queiroz/Estadão

A Ford comemorou nesta quarta-feira (18) os 55 anos do Mustang, um carro que já ganhou tanta importância que ficou maior que sua marca. E aproveitou também para celebrar o quarto ano seguido  (2018) de liderança mundial do modelo no segmento de esportivos.

Os números são da consultoria IHS Markit. De acordo com a empresa, o Mustang liderou a categoria com 113.066 exemplares vendidos. Nos EUA, o carro também foi líder, com 75.842 unidades comercializadas.

O carro também foi o esportivo mais vendido do Brasil em 2018, com 988 emplacamentos. Atualmente em sua sexta geração, o Mustang foi lançado pela Ford no mercado nacional no ano passado.

Publicidade


 

Veja também: Dez usados legais até R$ 30 mil

 


55 anos do Mustang

O Mustang foi visto pela primeira vez pelo público em 17 de abril de 1964, durante o Salão de Nova York, nos Estados Unidos. Mais antiga linha de automóveis da Ford, teve sua primeira geração produzida até 1973, com carrocerias cupê, conversível e fastback.

A segunda geração foi mais curta, de 1974 e 1978, enquanto a terceira teve uma longa carreira. Ela foi produzida entre 1979 e 1993.

LEIA TAMBÉM


A quarta geração sobreviveu dez anos, de 1994 a 2004, enquanto a quinta foi de 2005 a 2014. A atual geração do Mustang foi lançada em 2015 e já teve cerca de 500 mil exemplares vendidos em quase 150 países.

 

Vídeo da semana: M2 Competition e TT RS vão para a pista


 

Um dos grandes feitos do atual modelo foi conseguir ter sido o carro esportivo mais vendido da Alemanha, o país da Porsche. Isso ocorreu em 2016.


As emblemáticas versões

Um dos Mustang mais emblemáticos de todos os tempos é o guiado por Steve McQueen no filme “Bullitt”. Trata-se de um modelo 390 GT de 1968 (portanto de primeira geração).

 

Vídeo relacionado: O duelo mais famoso do mundo


 

Na atual geração, a Ford lançou uma versão Bullitt para o muscle car. De acordo com a montadora, essa opção superou em 25% as previsões globais de vendas.


Desde a primeira geração, uma das versões que chamaram a atenção foi a Mach1. Já a Cobra surgiu na segunda geração do modelo, enquanto o SVT Cobra é da terceira.

Mustang de primeira geração (Fotos: Ford/Divulgação)

 


O Mustang GT também está disponível desde os primórdios do Ford. Essa é a versão vendida no Brasil, com motor 5.0 V8 aspirado e câmbio automático de oito velocidades.

Shelby GT500

Também se destaca na história do muscle car a versão Shelby GT500. Sua primeira aparição foi na primeira geração. O modelo foi criado em parceria com o lendário Caroll Shelby.


Mustang Shelby 2007 (quinta geração)

 

No Salão de Detroit (EUA), em janeiro, foi lançado Mustang Shelby GT500 da atual geração. Com mais de 700 cv, é o carro mais rápido já feito pela Ford, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos.

 


Veja também: Os carros de luxo mais vendidos em março

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.