O envolvimento de fabricantes de automóveis no mundo da aviação não é necessariamente uma novidade. A Rolls-Royce produz turbinas para aviões. Mercedes-Benz e BMW criam o design de interiores de helicópteros e jatos executivos. A Honda, no entanto, foi além: a marca iniciou a produção de uma aeronave de pequeno porte que promete ser a mais rápida do mundo.
De acordo com a montadora, o HondaJet também tem o objetivo de ser o avião mais tecnologicamente avançado e o que alcança maior atitude em sua categoria.
O avião será entregue no ano que vem, após passar por testes para obter certificação para voar. Porém, em junho dez aeronaves estarão prontas para ganhar os céus – no momento, há nove unidades na linha de montagem. O primeiro exemplar terá a cor verde perolada com uma faixa de ouro. Outros tons disponíveis serão prata, vermelha, amarela e azul.
De acordo com a Honda, entre as inovações do avião está o posicionamento dos motores no topo das asas, o que garante melhoria no desempenho, consumo e aerodinâmica.
Com 13 metros de comprimento e 12 m de envergadura, o HondaJet atinge 778 km/h e tem autonomia para voar 2.185 km.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.