A Jeep não tem apenas dois carros no Brasil. Mas os outros modelos disponíveis são tão, mas tão de nicho, que Compass e Renegade representaram 99,6% dos 12.006 emplacamentos da marca em julho.
Ou seja: na prática, é como se a Jeep vendesse só dois carros no Brasil. E, por incrível que pareça, apenas com esses dois modelos a marca já conseguiu deixar muito montadora que atua em diversas frentes para trás.
Desde o ano passado, a Jeep estava na “cola” da Honda no ranking de vendas. Agora, finalmente conseguiu superar a fabricante de HR-V, Civic, Fit e City, que vende também os importados CR-V e Accord.
LEIA TAMBÉM
No mês passado, a Honda somou 10.975 emplacamentos. Com isso, caiu para a nona posição do ranking, enquanto a Jeep alcançou o oitavo lugar.
Em junho, a norte-americana já havia ficado na frente, com 11.032 emplacamento, ante os 10.012 da japonesa.
Veja também: Os carros mais vendidos em julho de 2019
20º VOLKSWAGEN VIRTUS
3.811 UNIDADES. VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
19º TOYOTA HILUX
3.855 UNIDADES TOYOTA/DIVULGAÇÃO
18º HONDA HR-V
3.856 UNIDADES HONDA/DIVULGAÇÃO
17º FORD KA SEDAN
4.572 UNIDADES FORD/DIVULGAÇÃO
16º FIAT MOBI
4.702 UNIDADES FIAT/DIVULGAÇÃO
15º NISSAN KICKS
5.299 UNIDADES NISSAN/DIVULGAÇÃO
14º HYUNDAI CRETA
5.307 UNIDADES HYUNDAI/DIVULGAÇÃO
13º JEEP RENEGADE
5.790 UNIDADES JEEP/DIVULGAÇÃO
12º TOYOTA COROLLA
5.936 UNIDADES TOYOTA/DIVULGAÇÃO
11º JEEP COMPASS
6.171 UNIDADES JEEP/DIVULGAÇÃO
10º VOLKSWAGEN POLO
6.199 UNIDADES VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
9º FIAT TORO
6.212 UNIDADES FIAT/DIVULGAÇÃO
8º FIAT ARGO
6.610 UNIDADES FIAT/DIVULGAÇÃO
7º FIAT STRADA
7.021 UNIDADES FIAT/DIVULGAÇÃO
6º VOLKSWAGEN GOL
7.275 UNIDADES VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
5º RENAULT KWID
Novo serviço pode ser adquirido pelo celular e tem opções de mensalidades a partir de R$ 879, caso do Kwid Outsider.
4º CHEVROLET PRISMA
8.377 UNIDADES CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
3º FORD KA
9.076 UNIDADES FORD/DIVULGAÇÃO
2º HYUNDAI HB20
9.205 UNIDADES FOTO: JF DIORIO / ESTADÃO
1º CHEVROLET ONIX
20.071 UNIDADES. FOTO: JF DIORIO / ESTAD?O
O ‘segredo’ da Jeep
Com dois carros, como a marca norte-americana consegue obter um desempenho tão forte? Vale lembrar que não é só a Honda que ficou para trás. Já faz certo tempo que a montadora de utilitários ultrapassou também a Nissan, fabricante de March, Versa, Kicks e Frontier.
Isso fora as marcas que estão fora da lista das dez primeiras do ranking, como Peugeot e Citroën.
O segredo da Jeep já deixou de ser segredo há muito tempo na indústria automobilística: utilitários-esportivos. Esse segmento, hoje, só não tem maior volume que o de hatches compactos.
Vídeo: O que mudou no Renegade
E são da Jeep os dois modelos mais vendidos dessa categoria. O Renegade lidera. Ele começou a se destacar no fim do ano passado, após receber atualizações.
Em 2019, tem folga na liderança dos SUVs. Apenas no mês passado ficou fora do primeiro lugar, atrás de seu irmão Compass.
O fator Compass
O avanço do Renegade era o que a Jeep precisava para ultrapassar a Honda. Isso porque o Compass, desde seu lançamento, em 2016, é um fenômeno.
SUV médio, vendido por mais de R$ 110 mil iniciais, ele é o segundo mais emplacado no acumulado do ano, deixando todos os compactos para trás.
Vídeo: O segredo do sucesso do Jeep Compass
Para comparação, em julho, o Compass teve mais de 6 mil emplacamentos. Seu rival direto mais próximo, VW Tiguan, somou um pouco mais de mil exemplares vendidos.
Com o Compass na cartola, e o Renegade na liderança do segmento mais importante do Brasil, fica até fácil ter sucesso com dois carros apenas.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.