Primeira Classe

KLM oferece bilhetes à Europa por R$ 1.995, com taxas

Destino final é Estocolmo, na Suécia, e mote da promoção é o festival de música eletrônica Sónar

Rafaela Borges

18 de fev, 2016 · 2 minutos de leitura.

KLM oferece bilhetes à Europa por R$ 1.995, com taxas
Crédito: Destino final é Estocolmo, na Suécia, e mote da promoção é o festival de música eletrônica Sónar

Estocolmo, na Suécia. Foto: Mowa Press/Divulgação

 

Amantes de música eletrônica de vanguarda: está aí a chance de você conferir de perto um dos mais importantes festivais do gênero do mundo. Tendo como mote o Sónar, que ocorre nos dias 26 e 27 de fevereiro em Estocolmo, a holandesa KLM está oferecendo bilhetes a partir de R$ 1.995 para a capital sueca.

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(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Porém, os interessados devem se apressar. A promoção termina nesta sexta-feira (18). A oferta é válida para embarques até 10 de maio, com permanência mínima de sete dias.

O valor de R$ 1.995 é partindo do Rio de Janeiro. Saindo de São Paulo, são R$ 1.996. Essas tarifas já incluem todas as taxas.


Do Rio de Janeiro, são cinco voos semanais e, a partir de São Paulo, a frequência é diária – sempre com destino a Amsterdã (Holanda), onde será feita a conexão.

Há opções também para quem sai de Brasília. Nesse caso, o valor é de R$ 2.328 (também com taxas). Partindo de Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Goiânia, Porto Alegre, Salvador ou Vitória, a tarifa é de R$ 2.326 (taxas incluídas).

Para ter direito às tarifas promocionais, o passageiro deve fazer a emissão no mínimo sete dias antes da data de embarque.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.