O carro elétrico, autônomo e conectado, previsto para começar a ganhar o mundo na próxima década, fará parte de um contexto de interação com o entorno. E o Nissan Leaf já traz uma característica importante desse contexto de interação.
Carro elétrico mais vendido do mundo, o Leaf passa a ser oferecido no Brasil em meados deste ano. O preço é de R$ 178.400. E, entre dois e três anos, a Nissan pretende passar a oferecer por aqui uma funcionalidade que o modelo já tem na Europa e no Japão.
Nesses países, o hatch médio, além de meio de transporte, também pode ser um gerador de energia para casas. De acordo com a Nissan, totalmente recarregado, o Leaf pode fornecer energia para uma casa por três dias.
Esse cálculo é feito considerando o consumo médio de uma família com quatro pessoas, no Brasil.
Veja também: os carros com as rodas mais esquisitas
ROLLS-ROYCE PHANTOM
As rodas da geração anterior do Phantom são bem curiosas. Além de a tampa dos parafusos ter contrapesos para que o emblema "RR" fique sempre na mesma posição, os pneus foram desenvolvidos especialmente para encaixar nas rodas do Rolls.
FERRARI J50
A J50 foi criada para celebrar os 50 anos da presença da Ferrari no Japão. Baseada na 488 Spider, as 10 unidades produzidas têm rodas desenhadas exclusivamente para o modelo e têm 20 polegadas.
ALFA ROMEO GIULIA QUADRIFOGLIO
A versão mais poderosa do Giulia tem rodas tipicamente italianas. O desenho arredondado remete a modelos antigos da marca e abrem bastante espaço para ventilação dos discos de freio.
VOLKSWAGEN FUSCA
O Beetle vendido nos Estados Unidos e na Europa tinha como opção essas belas rodas cromadas que remetem às antigas calotas usadas no "Fusquinha" que todos conhecemos.
PAGANI HUAYRA
O Huayra por inteiro é pra lá de "diferentão", e suas rodas não deixam por menos. O visual é agressivo e os aros têm magnésio na composição para deixá-las mais leves.
VOLKSWAGEN XL1
Apesar da cara de carro conceito, o XL1 foi produzido em série pela Volkswagen em meados da década de 2000. As rodas são cobertas por calotas desenhadas especialmente para melhorar a aerodinâmica. Graças a ela, e ao baixo peso, o XL1 rodava até 100 quilômetros com um litros de diesel.
MERCEDES-BENZ EQC
Outro carro com jeitão de conceito que foi para as ruas é o Mercedes EQC. As rodas têm direito a raios azuis, que remetem à eletricidade usada para mover o carro. Bem futurista.
LINCOLN CONTINENTAL
A mais recente encarnação do Continental é puro luxo e sofisticação. As rodas não deixam por menos e dão ao sedã um ar ainda mais classudo.
MCLAREN SPEEDTAIL
O Speedtail deverá ser um dos modelos mais rápidos da McLaren. Para ajudar a ganhar alguns quilômetros por hora a mais, as rodas dianteiras são cobertas por calotas, para direcionar o ar.
BENTLEY MULSANNE
Outra roda "classuda" é a do Mulsanne. Com bastante metal polido, ela chama atenção por ter raios bem pequenos e mal deixar ver os discos de freio. Pode ter acabamento escovado ou totalmente cromado.
Como funciona o Leaf gerador
De acordo com Humberto Gomez, diretor de marketing da Nissan, há um conversor para fazer o caminho contrário da energia. A que abastece o carro vem da tomada da casa, entre outras fontes.
Para abastecer a casa com a energia do carro, usa-se esse conversor, que conecta-se à tomada do carro e à da residência. Aqui no Brasil, a Nissan fez uma parceria com a empresa Enel para desenvolver esse gerador, que poderá ser oferecido pela marca no futuro – em um prazo de dois ou três anos.
LEIA TAMBÉM
- Nissan March terá reestilização desenvolvida no Brasil
- Alugar carro pode ser até 31% mais barato que comprar
Para Gomez, o Leaf gerador pode ser muito útil em um momento de queda de energia, por exemplo. Além disso, pode ser utilizado em horários de pico. Nesse caso, o ideal é o motorista reabastecê-lo em postos de recarga rápido e levá-lo para cada totalmente carregado.
Outra possibilidade é usar o Leaf gerador para armazenar energia. Com o conversor, pode se transferi-la do carro para um power bank, e transportá-la para diversos locais.
No futuro, prevê Gomez, o Leaf pode ser usado até como gerador de energia em um camping.
Detalhes sobre o Leaf
O carro é totalmente a eletricidade. Ele pode ser recarregado na tomada ou por meio de regeneração de energia – com os processos de desaceleração e frenagem.
A autonomia varia de 240 a 389 km, segundo a Nissan. Esse número depende do modo de dirigir do motorista e dos sistemas de regeneração usados.
O carro tem 149 cv, 32,6 mkgf e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, de acordo com a Nissan. Em tomada convencional caseira, de 110V, a recarga da bateria leva sete horas e meia. O tempo é bem menor em postos de recarga rápida – menos de uma para carregar 80% da bateria.
Veja também: os carros mais vendidos do mundo em 2018
20º NISSAN SYLPHY
476.306 unidades
19º WULING HONGGUANG S1
480.455 UNIDADES
18º KIA SPORTAGE
482.623 UNIDADES
17º NISSAN QASHQAI
513.192 UNIDADES
16º VOLKSWAGEN LAVIDA
513.371 UNIDADES
15º HONDA ACCORD
560.872 UNIDADES
14º TOYOTA HILUX
560.872 UNIDADES
13º HYUNDAI TUCSON
574.054 UNIDADES
12º RAM SERIES
624.846 UNIDADES
11º HYUNDAI ELANTRA
650.803 UNIDADES
10º CHEVROLET SILVERADO
651.090 UNIDADES
9º TOYOTA CAMRY
661.383 UNIDADES
8º VOLKSWAGEN POLO
725.463 UNIDADES
7º HONDA CR-V
747.646 UNIDADES
6º VOLKSWAGEN GOLF
789.519 UNIDADES
5º VOLKSWAGEN TIGUAN
791.275 UNIDADES
4º HONDA CIVIC
823.169 UNIDADES
3º TOYOTA RAV4
837.624 UNIDADES
2º FORD F-SERIES
1.080.757 UNIDADES
1º TOYOTA COROLLA
1.181.445 UNIDADES
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.