A pesquisa da consultoria J.D. Power que mostra a satisfação do cliente brasileiro com o processo de vendas da montadora passa a analisar o segmento de luxo. Na primeira edição, a mais bem colocada no estudo foi a marca BMW.
LEIA TAMBÉM
- O sedã que bombou e o hatch que despencou no mercado
- Conheça o SUV Chevrolet Cruze
- Segmento de carros de luxo tem reviravolta
O SSI (Sales Satisfaction Index, ou índice de satisfação com vendas) está em sua sexta edição no Brasil. No ranking de marcas generalistas, a líder foi a Toyota.
O SSI mostra o índice de satisfação do cliente brasileiro com o processo de compras oferecido pelas montadoras. O estudo, que está em seu sexto ano, realiza a análise sobre o processo de compras e entrega dos veículos.
É analisada a satisfação do cliente com cinco atributos: processo de entrega, negociação, test drive, instalação e vendedor.
O estudo foi realizado em fevereiro de 2018. A J.D. Power ouviu 4.387 proprietários de veículos novos no Brasil entre um e dois meses após a compra.
De acordo com a J.D Power, foram entrevistados, no ranking específico de marcas de luxo, proprietários de veículos das empresas que mais vendem carros no Brasil.
A consultoria informa também que marcas como Volvo e Jaguar ficaram de fora do estudo por não apresentarem número estatístico viável para a pesquisa. São necessários pelo menos 100 proprietários de carros da marca para responder à análise.
Também conforme a J.D. Power, as quatro marcas analisadas representam 67% do mercado de luxo. Volvo e Jaguar, no entanto, deverão estar na pesquisa de satisfação com pós-venda. Esse estudo é divulgado em julho.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM ABRIL
10º Audi A3 Sedan
133 unidades vendidas
9º Mercedes-Benz CLA
171 unidades vendidas
8º Mercedes-Benz GLA
185 unidades vendidas
7º Land Rover Range Rover Evoque
226 unidades vendidas
6º Audi Q3
243 unidades vendidas
5º Volvo XC60
269 unidades vendidas
6º BMW Série 3
318 unidades vendidas
3º BMW X1
353 unidades vendidas
2º Mercedes-Benz Classe C
439 unidades vendidas
1º Land Rover Discovery/Discovery Sport
445 uninidades vendidas
Marca BMW na frente
A análise tem pontuação com escala de zero a mil. A marca BMW obteve a primeira colocação com total de 818 pontos.
A vantagem da marca BMW ante a segunda colocada foi de dez pontos. Na vice-liderança, a Land Rover somou 808 pontos.
Próxima à Land Rover, na terceira posição, aparece a Audi. A marca tem 805 pontos.
Das quatro principais marcas de luxo, apenas uma ficou abaixo da média de 800 pontos. Trata-se da Mercedes-Benz, que somou apenas 785 pontos.
Na contramão do resultado do estudo, a Mercedes-Benz é a líder de vendas do segmento de luxo.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.