Primeira Classe

Mercedes Classe C ‘detona’ sedãs médios

Em junho, Mercedes Classe C superou a maioria dos sedãs médios de marcas generalistas vendidos no Brasil

Rafaela Borges

05 de jul, 2018 · 5 minutos de leitura.

Mercedes Classe C" >
Mercedes Classe C
Crédito: À frente dele, só Corolla, Civic e Cruze (Foto: Mercedes-Benz)

É difícil cravar se o mérito é do Mercedes Classe C ou o demérito é dos demais sedãs. Em junho, o carro de luxo da Mercedes-Benz superou quase todos os três-volumes médios de marcas generalistas vendidos no Brasil.

As exceções foram os três sedãs médios que ainda têm vendas relevantes: Corolla, Civic e Cruze.

 


CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

Que tal a cor desta Ferrari 458, mais um dos supercarros que estão por todas as partes em Saint-Tropez? #ferrari #458 #supercar #fast #speed #billionaire #lifestyle #luxury #luxo #sttropez #france #verao #ferias #viagem #viajando #dicasdeviagem #welltraveled #bentley #yatch #yatchlife #praia #eurosummer

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

 


O Mercedes Classe C, com preço inicial de R$ 178.900, teve 529 unidades emplacadas em junho. Ser o líder do segmento de luxo, algo que ele foi (leia mais abaixo), já é corriqueiro para esse carro.

Já estar à frente da maioria dos sedãs médios que partem de cerca de R$ 90 mil a menos é algo inusitado, embora não inédito.

Atrás do Mercedes Classe C, ficaram Focus Sedan (411 emplacamentos), Citroën C4 Lounge (403), VW Jetta (302), Nissan Sentra (271) e Mitsubishi Lancer (204), só para citar alguns.


Como exemplo de preço, o Focus Sedan parte de R$ 85.200. Os demais modelos começam em faixa semelhante.

O mérito do Mercedes Classe C é alto. Os rivais diretos não chegam nem perto das vendas desses sedãs.

Porém, o principal problema são os sedãs médios. Eles estão, definitivamente, em decadência. O Corolla ainda arrasa em vendas. Cruze e Civic vão bem, mas não impressionam.


Neste ano, o Honda tem médias mensais de 2,2 mil emplacamentos. O Chevrolet, de 1,5 mil.

Os sedãs médios foram vítimas dos SUVs compactos, que têm preços semelhantes. A maioria dos clientes desses carros migrou para os utilitários-esportivos pequenos.

Por isso, eles têm vendas cada vez mais irrelevantes, a ponto de serem superados por um carro de luxo de R$ 180 mil.


 

OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM JUNHO

 


Mercedes Classe C lidera segmento de luxo

Foi o segundo mês seguido em que o Mercedes Classe C ficou com o primeiro lugar no ranking de vendas de modelos de luxo.  Outro destaque é o Land Rover Discovery, que vem disputando com o Mercedes-Benz a liderança desse nicho em 2018.

Na lista dos 15 mais emplacados (veja na galeria acima), também merece destaque a presença do Mustang. Lançado no início deste ano, o Ford tem obtido volumes impressionantes (confira mais aqui).

Junho foi até agora seu melhor mês. O modelo, que custa R$ 300 mil, somou 198 emplacamentos.


Outra novidade é o Volvo XC40, que se aproxima do “top 10” e deixou o Land Rover Evoque para trás.

Marcas de luxo

Junho não foi mês de mudanças no ranking de vendas por marcas. As montadoras mantiveram suas tradicionais posições.

A Mercedes-Benz liderou, com 1.265 emplacamentos, ante os 1.028 da BMW, segunda colocada. A Audi teve 768 unidades vendidas e a Land Rover, 620. A Volvo ficou com 537.


No primeiro semestre do ano, as posições das cinco montadoras no ranking são as mesmas.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.