Há dois anos, a arquiteta Lara Mastrange decidiu auxiliar um amigo na decoração de sua nova residência. Esse amigo tinha uma cômoda antiga da qual queria se desfazer. Ela, que havia adorado a peça, começou a pensar em maneiras de fazê-lo ficar com o móvel. Então, teve a ideia de pintá-la com cores que remetem às motos da Harley-Davidson, marca pela qual o cliente é apaixonado.
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Foi então que a pintura de automóveis e móveis em móveis surgiu na vida de Lara, de 28 anos. “Tudo começou com uma brincadeira, ou um favor para um amigo, e a coisa acabou ficando grande”, conta.
Após personalizar o móvel antigo daquele primeiro cliente, Lara decidiu se especializar em móveis com pintura automotiva de fez cursos no Senac de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e no Rio Grande do Sul.
Quando retornou do segundo curso, já havia muitos clientes interessados em suas peças. Então, surgiu a Alma, que passou a ser uma empresa há alguns meses, depois de fazer um enorme sucesso, “inesperado”, na rede social Instagram. “O nome da empresa tem o objetivo de mostrar que os móveis têm alma, que fogem do padronizado, porque cada pessoa é diferente”, explica. Hoje, vende de 20 a 30 peças por mês.
O cliente pode personalizar seu móvel, escolhendo cor e desenho. “É como se fosse um carro estilizado com a pintura escolhida pelo cliente”, conta Lara.
O processo, que pode levar de uma semana a um mês, dependendo do padrão de pintura escolhida, utiliza tinta automotiva do tipo PU. “É a mesma usada para o acabamento nos automóveis. Ela dá brilho”, explica Lara.
De acordo com ela, o processo é feito em uma cabine e utiliza as mesmas ferramentas usadas na pintura automotiva. A vantagem, além do estilo alegre, vintage e exclusivo, é a durabilidade.
Além disso, o fato de os móveis terem pintura igual à de automóveis acabou atraindo muitos clientes do sexo masculino. “No início, eles eram 60% do meu público”, conta a arquiteta. “Eles já vêm sabendo o que querem, não para especular, para saber se há outras cores. Mas, nos casais, por fim são as mulheres que acabam tomando a decisão.” Ela diz também que boa parte de seu público é formada por homens solteiros, na faixa dos 30 anos.
“Os homens adoram a cor vermelha, o que é surpreendente. Combinam muito com preto e, eventualmente, branco.”
Os preços médios vão de R$ 1 mil, para as mesinhas de canto, e chegam a R$ 6 mil, para cômodas e mesas, por exemplo.
A Alma fica em Ribeirão Preto. O e-mail é almaemailalma@gmail.com e o Instagram, @instadaalma. Telefone: (016) 3446-0688.
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