Foi-se o tempo em que, nos Estados Unidos, os salários de executivos de montadoras se destacavam. Pelo menos é o que aponta um ranking divulgado pela Bloomberg (leia aqui).
(No Instagram: @blogprimeiraclasse)
A lista traz os dez executivos mais bem pagos de 2015 nos EUA, considerando salário e bônus. Nela, não há nenhum das tradicionais montadoras de Detroit, a cidade do automóvel – que, embora tente se revitalizar, ainda sofre efeitos de uma crise de décadas, que explodiu em 2008 e culminou com pedido de concordata da GM.
O nome automotivo da lista está no quarto lugar. Trata-se de Elon Musk, presidente da Tesla Motors, que ganhou cerca de US$ 102 milhões (pouco mais de R$ 400 milhões) em 2015.
A presença de Musk é totalmente condizente com o perfil da lista, dominada por executivos de empresas de tecnologia e consumo – entre elas, Google, Oracle e GoPro.
Mais que uma montadora, a Tesla é uma fabricante de tecnologia. Seus carros esportivos são elétricos. Além disso, a companhia americana está desenvolvendo veículos autônomos.
Até a sede da empresa tem muito mais a ver com tecnologia que com indústria automotiva. Em vez de Detroit, a empresa fica no polo tecnológico de Palo Alto, na Califórnia.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.