Primeira Classe

Nova primeira classe da Air France estreia no Brasil

Cabine La Première está disponível em voo de São Paulo a Paris

Rafaela Borges

19 de nov, 2015 · 3 minutos de leitura.

Nova primeira classe da Air France estreia no Brasil
Crédito: Cabine La Première está disponível em voo de São Paulo a Paris

 

Começou a operar hoje no Brasil, no Boeing 777 da Air France, a nova primeira classe da companhia, chamada de La Première. Ele está disponível no voo AF 457, de São Paulo a Paris, inicialmente duas vezes por semana.

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De acordo com a empresa, são quatro suítes individuais, pois são separadas por cortinas de couro – que dão ao passageiro a opção de ter liberdade total ou parcial.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

As poltronas viram camas com 2,01 metros de extensão e 77 centímetros de largura (os braços dos assentos são retráteis). Além disso, na hora de dormir, os tripulantes colocam um colchão no assento. Os travesseiros e edredom são da marca Sofitel My Bed.


Porém, quando a cama não está em uso, a cabine tem uma poltrona e um banco, caso o passageiro queira receber alguém durante o voo. Entre elas, há uma mesa de 60 cm x 61 cm.

Há tela sensível ao toque – mas que pode ser controlado por um controle remoto, também sensível ao toque – tem 24 polegadas e a navegação é inspirada na do iPad, da Apple. Já o kit de cosméticos oferecido aos passageiros é da marca Givenchy.


A nova primeira classe será oferecida gradualmente nos voos entre São Paulo e Paris (AF 457). Inicialmente, estará disponíveis em dois voos diários, depois, em quatro. A partir de 16 de fevereiro, a nova La Première estará em todos os voos AF 457, que é diário.


 

 


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.